, 10 de Abril de 2017

Valado dos Frades volta à carga

Vem aí mais uma edição – a 20ª, número redondo – do Festival de Jazz de Valado dos Frades, a realizar-se entre os dias 30 de Abril e 13 de Maio, só com os concertos de arranque a não se realizarem no espaço habitual (a sala da Biblioteca de Instrução e Recreio, em Valado) deste evento organizado pelo maestro Adelino Mota. Na tarde de dia 30, na Marginal da Nazaré, actua a DixieNaza Jazz Band, com a Big Band da Nazaré a ocupar o palco do Cine-Teatro da cidade com um projecto especial, Tributo a Frank Sinatra, tendo Carlos Alberto Moniz e Júlia Valentim como cantores convidados.

A 4 de Maio a sessão será dupla, embora centrada na figura do tubista Sérgio Carolino. Na primeira parte este toca com o saxofonista Mário Marques, dupla conhecida como TuBax, e na segunda com Maria João, neste caso constituindo o Duo AR. A 5, vez para os Home de João Barradas, o grupo-surpresa do acordeonista com duas guitarras (Mané Fernandes, Gonçalo Neto), vibrafone (Eduardo Cardinho), baixo eléctrico (Ricardo Marques) e bateria (Guilherme Melo) que lança pontes, em simultâneo, para o rock e a música contemporânea.

No dia 6 de Maio apresenta-se o Michael Lauren All Stars, com o professor e pedagogo norte-americano residente no Porto a tocar hard bop com Hugo Alves (trompete), Mário Santos (saxofone tenor), Jeffery Davis (vibrafone), Mané Fernandes (guitarra eléctrica), Diogo Vida (piano) e Carlos Barretto (contrabaixo). A 7, porque é domingo, o concerto acontece à tarde, com o Omniae Ensemble a interpretar o músico que recebeu o Prémio de Composição Bernardo Sassetti deste ano, Pedro Melo Alves. Com a baterista do The Rite of Trio estarão José Soares (saxofone alto), Gileno Santana (trompete), Xavi Sousa (trombone), José Diogo Martins (piano), de novo Mané Fernandes (guitarra) e Filipe Louro (contrabaixo). A música pode estar nos antípodas da da noite anterior, mas foi Lauren o mestre de Alves na portuense ESMAE.

A sessão de 11 de Maio pertence ao Transporte Colectivo de José Salgueiro (foto acina), o primeiro projecto de jazz em nome próprio do baterista que integra os Lokomotiv. Tal como no disco agora editado e lançado na Festa do Jazz, os seus parceiros serão Guto Lucena (clarinete baixo, saxofone alto), Mário Delgado (guitarra eléctrica, banjo), João Paulo Esteves da Silva (piano) e Cícero Lee (contrabaixo). A música espera-se colorida e enérgica. No dia seguinte, sobe ao palco o Wise Connections Quartet, com João Silva em violino, Mariano Camarasa no piano, Manel Fortiá no contrabaixo e Carlo Falanga na bateria.

O fecho acontece a 13 com o Quinteto de Gonçalo Marques. O trompetista de Lisboa terá o acompanhamento de uma formação portuense que junta dois saxofonistas, João Guimarães (alto) e José Pedro Coelho (tenor), e a secção rítmica de Demian Cabaud (contrabaixo) e Marcos Cavaleiro (bateria). Apetece lá ir…