, 6 de Abril de 2013

LandArt: jazz na natureza

Pelo terceiro ano consecutivo, a LandArt Cascais tem mais um programa de jazz para o período entre Abril e Junho próximo. Complementares à exposição artística, que visa promover «uma ligação íntima entre a paisagem, o homem e a obra», os concertos terão lugar na bela Quinta do Pisão, sempre aos domingos (à excepção do primeiro, que se realiza a um sábado), pelas 16h00.

Assim, a 20 de Abril apresenta-se o duo constituído pela cantora Ana Paula Oliveira e um dos nossos mais importantes contrabaixistas, Carlos Barretto. No dia seguinte, o chorinho brasileiro e o jazz cruzam-se com a actuação de Edu Miranda (bandolim e guitarra) e Carlos Lopes (acordeão). No dia 5 de Maio, a pianista Paula Sousa dialoga com o trompete de João Moreira no que se espera vir a ser um momento de especial lirismo, em linha com a tradição jazzística.

A 19 do mesmo mês, está marcada a vinda do Porto de outra trompetista, Susana Santos Silva, a fim de contracenar com o sueco Torbjorn Zetterberg, este em contrabaixo. O ciclo continua a 2 de Junho com a dupla de trompete e electrónica formada por Luís Vicente e Jari Marjamaki e, a 16, com um solo do violetista José Valente. A conclusão, no dia 30 de Junho, estará a cargo de dois cordofones: a harpa da espanhola Angélica Salvi e a guitarra de Marcelo dos Reis, numa tangencial entre a improvisação e a música contemporânea.