, 6 de Abril de 2013

Portugal na Lituânia

No último par de anos tendo alcançado o estatuto de uma das mais importantes editoras internacionais do jazz criativo, a lituana NoBusiness Records vem dando uma particular atenção aos músicos portugueses e tal continuará a ser em 2013 um dos seus critérios de orientação: em Junho próximo sairá um novo disco do Red Trio, desta vez sem solista convidado. O anterior título na etiqueta da formação constituída por Rodrigo Pinheiro, Hernâni Faustino e Gabriel Ferrandini foi “Empire”, com John Butcher como quarto elemento, lançado em 2011.

A mais recente inclusão de um nome nacional no catálogo da NoBusiness foi Carlos “Zíngaro”, que em 2012 viu dois álbuns publicados em Vilnius, “Live at Total Meeting”, com Jean-Luc Cappozzo, Jerôme Bourdellon e Nicolas Lelièvre, e “Live at Banlieue Bleue”, com Joelle Léandre, Sebi Tramontana e Paul Lovens.

Por ali passaram antes Sei Miguel, Pedro Gomes, Eduardo Lála e os membros do Red Trio, associados também no quinteto de Nobuyasu Furuya, músico japonês que viveu alguns anos em Lisboa.