, 11 de Abril de 2013

ECM Perspectives na Trem Azul

A Trem Azul Jazz Store (Lisboa, Cais do Sodré) vai receber, de Maio a Julho próximos, os encontros ECM Perspectives, série que congregará diferentes olhares sobre o catálogo da conhecida editora discográfica alemã.

As conversas realizar-se-ão sempre às 21h30. A 2 de Maio, o director artístico dos festivais Jazz em Agosto e Jazz im Goethe Garten, Rui Neves, falará sobre os primórdios desta etiqueta fundada em 1969. No dia 16 do mesmo mês, o jornalista, escritor e especialista em banda desenhada João Paulo Cotrim dissertará sobre a vertente imagética das edições ECM, numa comunicação intitulada “Paisagens de Bolso”.

No dia 6 de Junho, o músico, crítico e fotógrafo Rodrigo Amado apresentará aqueles que, para si, são os registos mais marcantes, e «a descobrir», deste empreendimento dinamizado pelo produtor e editor Manfred Eicher que tanta influência tem tido ao longo das décadas no desenvolvimento do jazz europeu, e não só.

A 8 de Julho, intervém um saxofonista e clarinetista que, com o grupo Parallels, já gravou para a Clean Feed, selo abrigado pela Trem Azul. Nicolas Masson é hoje um artista da Edition for Contemporary Music, e nesta ocasião “explicará” o seu projecto Third Reel, o trio que partilha com Roberto Pianca e Emanuele Maniscalco.