, 2 de Maio de 2013

Jazz de A a Z

Com organização do Jazz ao Centro Clube, realiza-se nos dias 4, 12, 19 e 26 de Maio, pelas 17h00, uma série de conferências de António Branco com o título geral “Jazz de A a Z: Uma Viagem pela História do Jazz”. A primeira sessão terá lugar no conimbricense Teatro Académico Gil Vicente e as restantes realizar-se-ão no Salão Brazil.

O crítico musical e colaborador da jazz.pt falará sobre quatro temas centrais, respectivamente “Dos Campos de Algodão ao Harlem”, “A Era do Swing e a Revolução do Bebop”, “O Jazz por Múltiplos Caminhos” e “Um Olhar Sobre o Jazz no Século XXI”.

Segundo o próprio conferencista, trata-se de «um voo rasante pela história do jazz, suas origens e principais períodos, músicos e discos, em jeito de conversa informal e com exemplos sonoros». «O objectivo é procurar abrir horizontes, desmistificando que o jazz seja uma música de museu, mas antes uma música bem viva, em constante evolução e desde sempre pronta a incorporar novos elementos. O jazz como plataforma musical de mistura, troca e miscigenação», explica.