, 3 de Maio de 2013

REP ao vivo

A jazz.pt associa-se às revistas culturais “online” Rua de Baixo e Le Cool Lisboa, e à Rádio Zero, para a realização de uma entrevista ao vivo a 12 de Maio (21h45), no Cinema City Classic Alvalade, em Lisboa, com o ensaísta e crítico musical Rui Eduardo Paes. A conversa será conduzida por Pedro Tavares, tendo como temas o jazz, a música improvisada, a nova obra de REP, “’A’ Maiúsculo com Círculo à Volta” (a lançar este mês pela Chili com Carne), e a que, saída o ano passado, ainda recentemente teve uma segunda edição, “Bestiário Ilustríssimo”.

O evento inclui um concerto com Luís Vicente (trompete), Iuri Andrade (saxofone alto), Bruno Parrinha (clarinetes soprano e alto), Luís Lopes (guitarra eléctrica), Miguel Mira (violoncelo) e João Lencastre (bateria) e terá transmissão em directo pela Rádio Zero. Uns dias depois, e em simultâneo, extractos da entrevista serão publicados por escrito pela Rua de Baixo, pela Le Cool Lisboa e pela jazz.pt. O videasta João Coimbra (CineKleist) recolherá imagens que resultarão, mais tarde, num documentário.

O novo livro de REP – que inclui ilustrações de 11 artistas, a saber Joana Pires, Marcos Farrajota, André Coelho, Jucifer, Bráulio Amado, José Feitor, David Campos, Daniel Lopes, André Lemos, João Chambel e Ana Menezes – terá, depois, três lançamentos, em Atouguia da Baleia (Peniche), Lisboa e Coimbra.

O MIA – Encontro de Música Improvisada de Atouguia da Baleia tem a apresentação agendada para 25 de Maio, às 21h30, imediatamente antes das performances da noite, com intervenções faladas do clarinetista João Pedro Viegas e do violoncelista Miguel Mira.

Na Trem Azul, ao Cais do Sodré, o lançamento terá lugar a 29, à mesma hora, com as participações do escritor João Rafael Dionísio e do multi-instrumentista e crítico Paulo Chagas. Segue-se uma actuação do grupo Shameful Iguanas, com Luís Lopes na guitarra eléctrica, Hernâni Faustino no baixo eléctrico e Marco Franco na bateria.

A 30, é o Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra que assinala a edição de “’A’ Maiúsculo com Círculo à Volta”. No reconfigurado Salão Brazil, às 22h30, antes de mais um concerto do festival, falará o crítico musical António Branco. No topo, desenho de Joana Pires.