, 9 de Julho de 2013

Barros Veloso lança livro

Figura ligada à história do Hot Clube e do jazz em Portugal, o médico e pianista António José de Barros Veloso tem livro novo sobre o género musical que desde sempre ama. “Notas de Jazz: 22 Semínimas” é uma colecção de 22 textos iniciatórios no mundo do jazz, com prefácio escrito pelo saxofonista Pedro Moreira, director da Escola Superior de Música, e coordenação editorial de João Moreira dos Santos (autor da foto acima).

Barros Veloso ocupou diversas funções directivas em instituições médicas e escreveu vários livros sobre a sua outra paixão, a azulejaria. Enquanto músico, não quis mais do que participar em “jam sessions”, sobretudo no Hot Clube, mas é reconhecido como um pioneiro do piano jazz moderno no nosso país. Tem um disco editado, "DocTetos", em que o encontramos com nomes como Bernardo Sassetti, Art Themen, Carlos Barretto, Filipe Melo e outros.

É no Hot, precisamente, que tem lugar, a 9 de Julho (22h00), o lançamento da sua compilação de “notas” (na verdade, muito mais do que isso), que inclui uma actuação da cantora Paula Oliveira e de fadistas-surpresa, já que o fado é o seu outro grande interesse na arte dos sons.