, 12 de Agosto de 2013

Out.Fest: 10 anos em Outubro

Este ano a cumprir a sua décima edição, o Out.Fest – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro vai dar uma especial atenção à música improvisada e ao jazz criativo. De 8 a 12 de Outubro, conjugando-se com um programa que também abarca o rock alternativo (caso dos veteranos The Fall) e as franjas experimentais da música de dança (por exemplo, a dupla de techno minimal Mohn), desfilarão neste evento do lado Sul do Tejo alguns guitarristas de nomeada, como a dupla Mike Cooper (fotografado por Leila Bongiono em cima) / Steve Gunn e, ambos a solo, os grandes Joe Morris e Oren Ambarchi.

É uma escolha plural, cobrindo os campos dos blues, da folk, do free jazz e da electrónica de pesquisa enquanto matrizes de muito intrigantes práticas da improvisação que não recusam o idiomatismo e os cruzamentos de linguagens.

O mais inovador dos harpistas da actualidade, Rhodri Davies, também figurará no alinhamento, com uma abordagem alinhada com a escola reducionista britânica. A representação nacional estará a cargo do Space Collective 2 de Rafael Toral com o seu jazz electroacústico e do duo Sirius, constituído por um improvisador pioneiro em Portugal, o percussionista Monsieur Trinité, e pelo jovem trompetista suazi Yaw Tembe, radicado em Lisboa. Um projecto recentemente estreado, tendo como referências o Miles Davis eléctrico, Jon Hassell, o psicadelismo e a kosmische musik.