, 16 de Setembro de 2013

Com Anker no Jazz & More

Após a boa recepção pela crítica internacional do álbum “Birthmark”, vêm os concertos. O projecto da saxofonista Lotte Anker com os portugueses Rodrigo Pinheiro e Hernâni Faustino, no piano e no contrabaixo respectivamente, apresentar-se-á no próximo dia 6 de Outubro num dos mais importantes festivais dedicados ao jazz criativo na Europa do Leste, o romeno Jazz & More, anualmente realizado na cidade de Sibius.

Entre formações como Sabir Mateen Trio, The Convergence Quartet, Scott Fields Freetet (com a participação de outro português, o contrabaixista Hugo Antunes) ou The Fish e de nomes grandes da improvisação europeia como Eve Risser e Gianni Mimmo, o trio terá oportunidade de mostrar ao vivo como é possível reconciliar complexidade com tensão física e uma introspecção quase camerística com “drive”, precisamente as combinações que mais intrigaram na audição do CD editado pela Clean Feed.

Segundo o pianista, foi assim que tudo começou: «Sou um grande admirador da música da Lotte e os discos do trio dela com Craig Taborn e Gerald Cleaver são para mim referências absolutas. "Birthmark" surgiu de um convite que lhe fiz ao saber que ela iria estar em Lisboa para tocar com Fred Frith e Ikue Mori. As gravações foram feitas numa sessão à tarde no Estúdio Namouche e foi muito positivo verificar, logo desde o início, que a música deste novo grupo funciona muito bem. Sendo um trio sem bateria a música é mais calma, o que para mim e para o Hernâni foi um desafio muito interessante.»

Resta verificar como serão os desenvolvimentos, sendo esta participação no Jazz & More uma boa oportunidade para cavar ainda mais fundo…