, 18 de Novembro de 2013

Congresso do jazz em Valência

Portugal estará representado no Congresso “El Jazz en España”, que se realiza em Valência de 28 a 30 de Novembro próximos. Nesta iniciativa da CulturArts Generalitat valenciana, da Universidade de Valladolid e da Fundación Autor usarão da palavra alguns académicos nacionais, como Pedro Roxo e Miguel Lourenço, que falarão sobre o contributo de Luís Villas-Boas para a criação de redes peninsulares, e Pedro Cravinho, que traçará um retrato do jazz em Portugal durante a ditadura de Salazar.

O contrabaixista Zé Eduardo participará numa mesa-redonda sobre os actuais problemas do ensino de jazz e Pedro Mendes, em conjunto com Iñigo Sánchez, referirão o trabalho colaborativo que tem sido desenvolvido entre a Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal e o Taller de Músics de Barcelona.  

Estão envolvidos músicos como Jorge Pardo e Baldo Martínez e entre os temas escolhidos figuram a influência do jazz na literatura espanhola e as indústrias do jazz, além de aspectos como “sexo, drogas y jazz en la España de nuestros abuelos” e “why the mainstream jazz histories cannot deal with European jazz”.