, 16 de Janeiro de 2014

Março é mês de Portalegre Jazzfest

A edição de 2014 (a 11ª de um festival há muito consagrado) do Portalegre Jazzfest realiza-se de 20 a 22 de Março, como habitualmente no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP). E com o cartaz que propõe, difícil é resistirmos a dar um salto até ao Norte do Alentejo.

A abertura faz-se com o jazz sofisticado do Mário Laginha Trio, com o pianista a ser acompanhado por Nelson Cascais e Alexandre Frazão, dois dos mais importantes músicos nacionais. Continua a 21 com uma formação sueca que muito tem dado que falar, os Fire! de Mats Gustafsson, Johan Bethling e Andreas Werliin (na foto acima), conhecidos pela intensidade das suas prestações ao vivo e pelo seu carácter inclusivista, o free jazz alimentando-se de psicadelismo, punk e experimentação electrónica. Fecha com mais um projecto do saxofonista e clarinetista Ken Vandermark, o quarteto Lean Left, completado pelo baterista Paal Nilssen-Love e pelas duas guitarras do grupo de rock (mas habitualmente envolvido na cena da improvisação holandesa) The Ex.

Mas há mais, começando pelos “afterhours” com o guitarrista, tocador de harmónica e cantor de blues Samuel James nos dias 21 e 22, o responsável também por um “workshop” a decorrer durante os três dias do festival. O primeiro desses concertos será à tarde, focando-se num relato demonstrado da pré-história do jazz, e o outro no início da madrugada, com o repertório “roots” do músico. Haverá lugar também para uma DJ Party da Clean Feed em que o jazz rivalizará com o rock e o funk, a meio da noite de 20 de Março, uma Feira do Disco e uma Mostra de Vinhos e Produtos Regionais.