, 16 de Abril de 2014

Todos os caminhos levam a Valado

Quem apreciou as magníficas contribuições dos jovens Ricardo Toscano (foto acima, tirada por Carlos Paes), Diogo Duque e João Barradas na recente Festa do Jazz, terá oportunidade de os ouvir e ver novamente na 17ª edição do Festival de Jazz do Valado dos Frades, como sempre na Biblioteca de Instrução e Recreio. O evento programado por um dos nossos mais importantes pedagogos do jazz, Adelino Mota, realizar-se-á no primeiro fim-de-semana de Maio e no primeiro e último fins-de-semana de Junho, alturas estratégicas em que algum ordenado ainda está nos bolsos e investi-lo na música não se torna pecaminoso.

O evento arranca a 2 de Maio com o novo projecto pop-jazz de André Fernandes, Wonder Wheel, organizado em torno da voz de Inês Sousa e com a participação de três dos mais badalados nomes da cena jazzística nacional, Mário Laginha, Demian Cabaud e Alexandre Frazão. Logo no dia seguinte, vez do grupo Brainstorming, com o acima referido Barradas numa formação em quinteto que integra ainda André Murraças, Gonçalo Neto, André Rosinha e Marcelo Araújo. A 4, actuam os combos da escola de jazz do município da Nazaré e da Academia de Música de Alcobaça.

No dia 6 de Junho, sobe ao palco o Quarteto do Olhar, com Toscano em óptima companhia: Abe Rabade, Carlos Barretto e Mário Barreiros. A 7, a cantora Mariana Norton apresenta o seu novo “10 Sides of What I Am”, com Bruno Santos, Óscar da Graça, o cada vez mais incontornável João Hasselberg e Luís Candeias. O dia 8 pertence à Big Band Júnior.

O Valado dos Frades regressa a 27 de Junho com o muito “groovy” Hugo Trindade Quinteto, para a estreia ao vivo do repertório do álbum “Départ”. Com o guitarrista e compositor estarão João Barradas, Ruben da Luz, Francesco Valente e esse extraordinário baterista, se bem que muitas vezes esquecido, que é Vicky Marques. O fecho faz-se a 28 com o Joel Silva Geyser, juntando Diogo Duque, João Paulo Silva e António Quintino. È mesmo ali, na Nazaré.