, 16 de Outubro de 2014

Creative Fest em Novembro

Já na sua oitava edição, o festival da editora portuguesa Creative Sources realiza-se nos próximos dias 7, 8 e 9 de Novembro em dois locais de referência da cidade de Lisboa: na aniversariante ZDB (está a comemorar 20 anos de existência) e na St. George’s Church, esta última para a derradeira sessão do evento. Como habitualmente, o cartaz centra-se na prata da casa, reunindo improvisadores de várias tendências.

São quatro as formações que se apresentam a 7 no Creative Fest. O novo trio de Paulo Curado com Miguel Mira e João Madeira tem como particularidade o facto de o líder focar a sua atenção na flauta, deixando os saxofones de lado. Depois, toca o saxofonista catalão Albert Cirera, agora residente na capital portuguesa, com dois membros do Red Trio, Hernâni Faustino e Rodrigo Pinheiro, este trocando o habitual piano pela electrónica. Seguem-se Guilherme Rodrigues, José Bruno Parrinha e o trompetista suazi, mas igualmente tornado alfacinha, Yaw Tembe. Para fechar a noite no aquário da Galeria Zé dos Bois, sobe ao palco a Bande à Part de Joana Guerra, Ricardo Ribeiro e Carlos Godinho.

No dia 8, dão-se a ouvir três duos e um trio. A abrir, uma parceria entre a cantora Maria Radich e o percussionista José Oliveira, logo de seguida Sei Miguel e Fala Mariam conjugando os respectivos trompete de bolso e trombone alto e finalmente Carlos Santos com João Silva, cruzando computador e objectos amplificados. A despedida da ZDB faz-se com o triângulo de Ernesto Rodrigues (foto acima), Nuno Torres e Nuno Morão, este dispondo apenas de uma simples tarola.

A igreja inglesa está reservada, a 9, para uma actuação do muito especial IKB Ensemble, formação de 15 elementos conduzida pelo violetista e harpista (e também responsável pela Creative Sources) Ernesto Rodrigues na qual participam muitos dos músicos dos dias anteriores e mais alguns outros, como Marian Yanchyc, Guilherme Rodrigues, Miguel Mira, José Oliveira, Maria Radich, José Bruno Parrinha, Nuno Torres, Yaw Tembe, Gil Gonçalves, Armando Pereira, Rodrigo Pinheiro (em órgão de igreja!), Carlos Santos, João Silva e Nuno Morão.

Na ocasião serão apresentados dois novos lançamentos da etiqueta discográfica que promove o festival, “Caixa Prego” da Bande à Part e “Rhinocerus” do IKB Ensemble.