, 12 de Novembro de 2014

XJazz: Guitolão vai à Cerdeira

O XJazz continua em Novembro com mais uma residência artística. Desta vez será em Cerdeira, na Lousã, entre os dias 26 e 30, com o Guitolão, duo constituído por António Eustáquio e Carlos Barretto. Guitolão é também o nome dado ao instrumento tocado pelo primeiro destes músicos, uma guitarra portuguesa barítono idealizada por Carlos Paredes e construída por Gilberto Grácio. Na ocasião será gravado um disco a lançar pela JACC Records, editora do Jazz ao Centro Clube.

A residência terá lugar na Casa das Artes e Ofícios da Cerdeira e uma apresentação pública está marcada para 28 de Novembro, pelas 22h00, no Welcome Center Aldeias do Xisto da Lousã. A iniciativa é organizada em parceria pelo Jazz ao Centro Clube e pela ADXTur, entidade que vem promovendo a riqueza natural e cultural das aldeias do xisto.

O projecto remete-nos para o encontro de Paredes com o contrabaixista Charlie Haden e tal como este não pretende soar como “jazz português”. Trata-se de música, simplesmente, com a criatividade reconhecida tanto a Eustáquio no domínio da música popular do nosso país como a Barretto no jazz.