, 11 de Dezembro de 2014

XJazz em Góis e Miranda do Corvo

O XJazz de 2014 termina este mês de Dezembro com mais duas idas às aldeias do xisto. A 13 os Funky Bones Factory vão à Casa da Cultura de Góis e a 20 o grupo Chibanga Groove com Braíma Galissa como convidado especial (foto acima) estará na Casa das Artes de Miranda do Corvo. As duas apresentações ao público correspondem a residências artísticas destas formações, no segundo caso visando a gravação de um disco a editar pela JACC Records no próximo ano.

Os Funky Bones Factory são um projecto de Sérgio Carolino que junta ao sousafone deste três trombones, um trombone baixo, uma guitarra eléctrica e uma bateria para a criação de um funk-jazz acentuadamente “groovy” e, como afirma a própria banda, «pesado e metalúrgico». Por sua vez, a instrumentação de trompete, teclados, contrabaixo e bateria dos Chibanga Groove de Johannes Krieger pratica um jazz particularmente influenciado pela música africana, e dai a participação de Galissa, um mestre guineense do kora (instrumento equivalente à harpa ocidental).

A iniciativa do Jazz ao Centro Clube e da ADXTur tem um aliciante extra: para assistir aos concertos e passar uns dias na região do xisto criou-se uma promoção exclusiva: uma estada de duas noites, com pequeno-almoço, para duas pessoas, no valor de 60 euros.