, 8 de Abril de 2015

Motion Trio no Hot Clube com Rodrigo Pinheiro

Depois de uma digressão entre finais de Março e o início de Abril que levou o grupo (com a junção do trompetista Peter Evans) a Inglaterra, Noruega, Dinamarca, Polónia e Roménia, o Motion Trio de Rodrigo Amado – foto cima de Miguel Almeida – tem como primeira data portuguesa uma apresentação no Hot Clube de Portugal, a 9 de Abril. Desta vez, o convidado é o pianista Rodrigo Pinheiro.

Não é a primeira vez que Rodrigo Amado utiliza este formato com o pianista do Red Trio, chegado também de uma “tour” por várias cidades da Polónia em Março passado. Com o acrescento de Gerard Lebik e Piotr Damasiewicz, esses concertos assinalaram o lançamento do álbum “Mineral” pela Bocian Records.

A estreia da colaboração a que se vai assistir na Praça da Alegria, em Lisboa, deu-se no ano passado, a abrir a edição de aniversário, o décimo, do Jazz im Goethe Garten, no Goethe Institut. Sobre essa actuação, escreveu a jazz.pt que, na ocasião, se entrou «pelo tipo de atmosferas “cósmicas” do John Coltrane tardio e do jazz criativo que, na década de 1960, iniciou toda uma nova escola com referentes espirituais». Sabendo-se que tanto o Motion Trio (Amado, Miguel Mira, Gabriel Ferrandini) como Pinheiro dispensam composições e estruturas previamente estabelecidas, a sessão no Hot Clube poderá ser completamente diferente.

Rodrigo Amado terá novo disco este ano, “This is Our Language” (Not Two Records), com Joe McPhee, Kent Kessler e Chris Corsano…