, 14 de Julho de 2015

Angrajazz volta em Outubro

Como sempre marcado para o Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, nos Açores, é a 1, 2 e 3 de Outubro próximo que se realiza mais uma edição, a 17ª, do Angrajazz, assim assinalando o arranque de temporada de festivais 2015 / 2016 no País. E como já vai sendo de tradição, o primeiro concerto estará entregue à Orquestra Angrajazz, reunindo músicos locais, sob a dupla direcção de Claus Nymark e Pedro Moreira e com um solista convidado, Ricardo Toscano. A segunda actuação desta primeira noite de Outubro será do René Urtreger Trio, com o pianista a ser acompanhado por Yves Torchinsky no contrabaixo e Eric Derview na bateria.

No dia 2, toca o Jeff Denson Trio (o líder no contrabaixo e na voz, Dan Zemelman no piano e Alan Hall na bateria) com um convidado muito especial, o saxofonista alto Lee Konitz, que também ouviremos a… cantar. Segue-se outra participação portuguesa, com o Sexteto de Jazz de Lisboa no seu actual alinhamento: Edgar Caramelo e Ricardo Toscano nos saxofones, Tomás Pimentel no trompete, Mário Laginha no piano, Pedro Barreiros no contrabaixo e Mário Barreiros na bateria.

O fecho faz-se com o Tord Gustavsen Ensemble, com o próprio no piano, Tore Brunborg no sax, Sigurd Hole no contrabaixo e Siv Oyunn Kjenstad na bateria. Depois, regressa a território nacional, com o seu soul-jazz, um dos mais importantes cantores da actualidade: Gregory Porter (foto acima). Com ele estarão Yosuke Satoh (saxofone alto), Chip Crawford (piano), Aaron James (contrabaixo) e Emanuel Harrold (bateria).