, 11 de Novembro de 2015

Festa Sintoma volta ao Hot Clube

A Sintoma Records vai festejar o seu terceiro aniversário a 8 de Dezembro, com quatro concertos no Hot Clube de Portugal. Dois deles apresentarão ao vivo o conteúdo de títulos já lançados pela editora e outros dois são estreias absolutas de discos que serão publicados em 2016.

É o caso, designadamente, do projecto “Para Além da Curva da Estrada”, de Isabel Rato, que abre às 22h30 a Festa Sintoma. A música da pianista e compositora cruza o jazz com influências clássicas, da tradição popular portuguesa e da world music.  Segue-se, às 23h15, “Saturday” de Alexandre Coelho. O baterista conta na formação que o acompanha com a presença de um saxofonista que se tem destacado nos últimos anos, João Mortágua.

“Songs with and Without Words” é o título desvendado de outra das próximas edições da Sintoma, esta a cargo de Luís Barrigas (foto acima), a partir da meia-noite, e igualmente combinando o jazz com a música erudita e as raízes portuguesas. O sexteto do pianista integra alguns nomes sonantes do jazz nacional, como Edgar Caramelo e Mário Franco, e duas cantoras, Guida de Palma e Sofia Vitória. O fecho, às 00h45, faz-se com Marco Santos e “Ode Portrait”, uma viagem «por cores e paisagens em constante renovação» com o foco na melodia.