, 15 de Junho de 2016

Julho é de Jazz vai estar “às voltas” com Ornette

Com sessões a acontecerem nos dias 8, 9 e 16 de Julho, e tendo como mote e inspiração o protagonista do histórico álbum “Free Jazz”, falecido em 2015, o Julho é de Jazz da gnration vai levar a Braga alguns dos nossos melhores músicos.

Com a designação extra de “Às Voltas com Ornette Coleman”, o ciclo começa precisamente a 8 com duas iniciativas em que o saxofonista, trompetista e violinista é o tema de fundo – o visionamento do documentário “Ornette: Made in America” e depois uma conversa sobre o homem que continua a influenciar a evolução do jazz na actualidade. O programa de actividades deste dia inclui ainda uma emissão especial do programa Só Jazz, da Rádio Universitária do Minho, com as participações de Ivo Martins, director artístico do Guimarães Jazz, e do contrabaixista e compositor Hugo Carvalhais.

No dia 9 sobem ao palco a dupla de Carlos Bica e João Paulo Esteves da Silva e de seguida o Red Trio. Para 16 de Julho estão agendados o Hugo Carvalhais Cryptic Quartet, em versão acústica com dois saxofones (Liudas Mockunas e Fábio Almeida), e o Quarteto de João Guimarães, este com a difícil tarefa de interpretar um disco charneira de Ornette Coleman, “The Shape of Jazz to Come”. A jazz.pt é “media partner” do evento.