, 17 de Junho de 2016

Cadernos de Jazz: primeiro fascículo é lançado a 25 de Junho

Inserido no ciclo Sons da Cidade, tem lugar no próximo dia 25 de Junho, pelas 15h00, na Casa das Caldeiras (Coimbra), o lançamento do primeiro fascículo dos Cadernos de Jazz. A iniciativa é do Serviço Educativo do Jazz ao Centro Clube e assinala o 10º aniversário da jazz.pt. O tomo tem como título “O Jazz em Coimbra” e é da autoria de Daniel Proença de Carvalho, Bernardo Moreira e Pedro Cravinho, com coordenação deste último e revisão científica de José Dias.

Numa edição bilingue, em Português e Inglês, este primeiro Caderno de Jazz incide sobre a actividade jazzística desenvolvida em Coimbra entre finais da década de 1950 e Abril de 1974. Aí se dá destaque às acções pioneiras da Associação Académica de Coimbra e do Clube de Jazz do Orfeon.

As comemorações da primeira década de existência da jazz.pt incluem ainda um Curso de Jornalismo e Crítica Musical dirigido por Rui Eduardo Paes, editor da revista. Esta formação teve início em Abril passado e terá novas sessões em Outubro, com 24 formandos vindos sobretudo das áreas de estudo das Ciências da Comunicação e dos Estudos Artísticos.