European Jazz Conference: 19 concertos em Setembro
Promovida pela Europe Jazz Network com a Sons da Lusofonia como anfitriã, a European Jazz Conference realizar-se-á em Setembro próximo com um preenchido programa de concertos em vários espaços de Lisboa, montado com vista a divulgar junto dos produtores de festivais e concertos de jazz da Europa alguma da melhor música que se faz entre nós – ao mesmo tempo em que, num par de casos, são divulgados aos melómanos portugueses novos projectos de nomes estabelecidos além-fronteiras.
O cartaz abre a 12, no Teatro Capitólio, com a estreia ao vivo de “Oxy Patina”, disco do baterista e compositor Mário Costa com a participação de Marc Ducret e Benoît Delbecq (foto acima). A 13 (22h00), no Centro Cultural de Belém, apresentam-se a Orquestra Jazz de Matosinhos e quatro solistas: Maria João, João Paulo Esteves da Silva, João Barradas e João Mortágua. Seguem-se a 14, no mesmo local, o Espen Eriksen Trio com Andy Sheppard como convidado especial (21h30) e a 15 os New Conception de Bugge Wesseltoft (21h30).
Também no CCB, decorrerão durante as tardes alguns “showcases”. A 14, Susana Santos Silva tocará com os seus Impermanence às 14h00, seguindo-se a partir das 18h30 os grupos Bode Wilson e Axes. No dia 15, vez para o Omniae Ensemble de Pedro Melo Alves às 14h00 e para o Beatriz Nunes Quarteto e os TGB às 18h30. Pelos mesmos dias, a Ler Devagar (Lx Factory) recebe o subprograma Fringe, com o Eduardo Cardinho Trio (13 de Setembro), o LUME – Lisbon Underground Music Ensemble (14), o trio de Rodrigo Amado, Hernâni Faustino e João Lencastre (15) e o André Fernandes Centauri (igualmente a 15).
Para o Hot Clube de Portugal estão marcadas as actuações de Joana Machado “Lifestories” (13), o duo de Pedro Segundo e Ross Stanley (14) e o André Carvalho Group (15). Os concertos na Ler Devagar decorrerão a horas tardias (23h30 e 00h30), de modo a permitir que aqueles que forem primeiro ao CCB e ao Hot Clube (onde as sessões se iniciam à hora habitual, 22h30) possam depois assistir aos mesmos. O fecho faz-se às 17h00 de dia 16 no Jardim do Campo Grande (Outjazz), com Mazarin e John Player Special.