, 11 de Fevereiro de 2019

Amadora Jazz recebe Marc Copland em Março

O Amadora Jazz chega à sua nova edição com uma novidade: se até agora tem dedicado a sua programação, exclusivamente, ao jazz português, este ano inclui pela primeira vez um concerto de um grupo internacional, o Marc Copland Trio, com o pianista que lhe dá nome (foto acima) a fazer-se acompanhar por Drew Gress no contrabaixo e Joey Baron na bateria. Tem responsabilidades de fecho do ciclo de concertos organizado em parceria pelo município da Amadora e o Jazz ao Centro Clube, a 9 de Março.

O restante cartaz inclui dois dos projectos mais aliciantes da produção nacional do jazz: no dia 7 tocam os TGB de Sérgio Carolino, Mário Delgado e Alexandre Frazão, tendo como principal repertório os temas do novo disco saído em finais de Janeiro pela Clean Feed, “III”, e a 8 será a vez do LUME, acrónimo de Lisbon Underground Music Ensemble, a orquestra de Marco Barroso que inclui músicos de nomeada como os saxofonistas Ricardo Toscano e José Menezes, o trombonista Eduardo Lála e, na versão que ora se apresenta, o baterista Vicky Marques.

As três actuações acontecerão, como habitualmente, nos Recreios da Amadora, faltando referir aquela que se realizará no Cineteatro D. João V, em matiné marcada para o final da tarde, e que já é de tradição no Amadora Jazz: a da GeraJazz, “big band” juvenil nascida da Orquestra Geração, que tocará, entre outros, temas de Herbie Hancock, Jaco Pastorius e Nina Simone.