Gil Silva no ciclo "Novos Talentos do Jazz" da OJM
O trombonista Gil Silva é o convidado da Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) no regresso do ciclo “Novos Talentos do Jazz”, dedicado a revelar alguns dos melhores novos solistas do jazz português. O encontro acontece no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, na próxima sexta-feira, 11 de março, com início às 22h. Estimulado pelo free jazz e pela improvisação coletiva, Gil Silva é o primeiro trombonista que a OJM convida a assumir o lugar da frente.
Do repertório a apresentar neste concerto, cuja direção musical estará a cargo do saxofonista José Pedro Coelho, farão parte temas de George Russell, Peter Evans, Ohad Talmor, Jim McNeely, Pierre Bertrand e Guillermo Klein (todos nomes associados à orquestra), bem como um par de originais, com arranjos para big band da autoria de Catarina Ribeiro e Nuno Trocado.
Gil Silva é natural da Nazaré e licenciou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), no Porto, tendo feito o programa ERASMUS em Amesterdão. Persegue o objetivo de encontrar e desenvolver a sua voz própria enquanto artista, músico e improvisador. Entre outros, já teve ensejo de trabalhar com Guillermo Klein, Mário Laginha, Seamus Blake e Abe Rábade.
A assinalar um quarto de século de intensa atividade, a OJM continua a apoiar a nova geração de músicos de jazz, num ciclo que se realiza desde 2014 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.