Lusofonia Record Club reedita em vinil “Moacir de Todos os Santos” de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz
A Lusofonia Record Club assinala um ano de existência com a reedição em vinil, no início de dezembro, do disco “Moacir de Todos os Santos”, de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz. Este disco, inspirado no mestre pernambucano Moacir Santos (1926-2006), conta com as participações especiais de Caetano Veloso e Raul de Souza, para além de um texto da autoria de Gilberto Gil.
A formação, fundada em 2006 por Letieres Leite – que nos deixou abruptamente em outubro do ano passado, aos 61 anos de idade, quando o álbum estava a ser misturado –, reúne mais de uma vintena de músicos, negros, mestiços e brancos – todos eles associados às vertentes mais populares ou clássico-eruditas da música que se faz na Baía, estado nordestino do Brasil.
Como Moacir antes dele, Letieres promoveu uma fusão, abrangente e profunda, das linguagens das músicas africano-americanas, dos Estados Unidos, de Cuba e do Brasil. Como salienta Gilberto Gil no texto da contracapa: «Em torno de alguns conceitos amplos de ancestralidade e modernidade e de elementos rítmico-harmónico-melódicos de grande personalidade, Letieres nos oferece neste disco um pouco, um gosto, um gesto, um beijo do seu imenso legado.»
O Lusofonia Record Club, o primeiro clube de vinil por assinatura direcionado para a música lusófona (Portugal, Brasil e PALOP), é um projeto de Léo Motta, Tomás Pinheiro e Jorge Falcão que surgiu no início de 2022 e que já editou discos de José Pinhal, David & Miguel, Nomade Orquestra, Luedji Luna e Monte Cara.
Mais informações aqui.