, 28 de Outubro de 2022

Space Festival em cinco localidades de 3 a 26 de novembro

fotografia: Beatriz Lerer Castelo

De 3 a 26 de novembro está de regresso o Space Festival, Festival Itinerante de Música Experimental e Improvisada, que vai acontecer em várias localidades do país. Para além de Caminha, onde decorreu o festival em 2021, o evento acrescenta quatro novas localidades ao seu itinerário – Paredes de Coura, Ponte de Lima, Monção e Montemor-o-Velho – privilegiando territórios de baixa densidade e apostando em que localidades de pequena e média dimensão possam também ser palco para a cultura contemporânea.

De acordo com os seus responsáveis, o Space Festival surge com o objetivo de «continuar a promover o acesso a projetos consolidados e emergentes que se dedicam à música experimental e improvisada ou encontram nela a sua base, fora dos grandes centros urbanos.» Do cartaz desta edição destacam-se nomes como The Rite of Trio (Caminha, 25 de novembro, 22h30), o percussionista João Pais Filipe a solo (Monção, 20 de novembro, 16h), o violoncelista Ricardo Jacinto a solo (Montemor-o-Velho, 12 de novembro, 21h30), a dupla Vera Morais e Hristo Goleminov, na foto (Coimbra, 10 de novembro, 19h, showcase para a RUC - Rádio Universidade de Coimbra), Cíntia (Montemor-o-Velho, 13 de novembro, 17h) e OCENPSIEA (Monção, 18 de novembro, 22h30), entre outros.

Para além dos concertos, o festival inclui ainda espetáculos multimédia (música e vídeo), com alguns filmes-concerto do Space Ensemble: Filmes da Terra do Pai Natal, incluído no programa do serviço educativo, e a estreia do espetáculo “Music For Short Films”. Programados estão também o ensaio audiovisual “Sobre a Cegueira” (a partir do romance “Ensaio sobre a Cegueira”, do centenário José Saramago), de Vítor Joaquim, João Silva e Raquel Castro, “Cody XV”, projeto de Pedro Sousa, e “Ry Vuh”, que junta o baterista Jorge Queijo e o guitarrista Jorge Coelho, acompanhados por João Guedes nos efeitos visuais.

De modo a envolver as populações locais, será também apresentado no âmbito do Space Festival o espetáculo participativo “Minho, Coura, Lima”, transversal aos municípios de Paredes de Coura, Monção e Ponte de Lima.

A programação completa do Space Festival - Festival Itinerante de Música Experimental e Improvisada está disponível aqui.

Agenda

30 Maio

Hugo Ferreira e Miguel Meirinhos

Maus Hábitos - Porto

01 Junho

Beatriz Nunes, André Silva e André Rosinha

Brown’s Avenue Hotel - Lisboa

01 Junho

Ernesto Rodrigues, José Lencastre, Jonathan Aardestrup e João Sousa

Cossoul - Lisboa

01 Junho

Tracapangã

Miradouro de Baixo - Carpintarias de São Lázaro - Lisboa

01 Junho

Mano a Mano

Távola Bar - Lisboa

02 Junho

João Mortágua Axes

Teatro Municipal da Covilhã - Covilhã

02 Junho

Orquestra de Jazz da Universidade de Aveiro & Shai Maestro

Auditório Renato Araújo - Universidade de Aveiro - Aveiro

02 Junho

Seun Kuti & Egypt 80

Auditório de Espinho - Espinho

02 Junho

Vasco Pimentel Trio

Fórum Cultural de Alcochete - Alcochete

02 Junho

Jam Session com Mauro Ribeiro Trio

GrETUA - Aveiro

Ver mais