Há Jazz na Real Vinícola!
Nos dias 17 e 25 de junho tem lugar a 4.ª edição do ciclo de concertos “Jazz na Real Vinícola”; à Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) juntam-se Carlos Bica e Azul e o multi-instrumentista brasileiro Antonio Loureiro. O ciclo é organizado pela Orquestra Jazz de Matosinhos e Câmara Municipal de Matosinhos.
Carlos Bica (na foto), uma das grandes referências do jazz português, e o trio Azul, com o guitarrista alemão Frank Möbus e o baterista norte-americano Jim Black, tocam com a OJM no dia 17, às 18h, as composições do contrabaixista radicado em Berlin, em arranjos para big band da autoria de Carlos Azevedo, Pedro Guedes e Telmo Marques. O concerto terá direção musical de Pedro Guedes.
No dia 25, será a vez da estreia da OJM com o compositor e multi-instrumentista brasileiro Antonio Loureiro, às 18h30. Com influências que vão da MPB ao jazz, do rock progressivo à improvisação livre ou até às partituras contemporâneas de tradição erudita, António Loureiro partilhará o palco pela primeira vez com uma big band. Será apresentado um repertório de sua autoria com arranjos de Guillermo Klein, Catarina Ribeiro, Rafael Martini, Samuel Gapp, Carlos Azevedo, Daniel Bernardes e do próprio, especialmente encomendados para a ocasião. A direção musical estará a cargo de José Pedro Coelho.
Os concertos realizam-se na praça da Real Vinícola, em Matosinhos, sempre que as condições meteorológicas o permitam. O acesso é livre, mediante a lotação do espaço. O acesso é feito uma hora antes do início dos concertos.