David Binney, 4 de Maio de 2022

Fazedor de sons

texto: António Branco / fotografia: Nevena Prijic

Aclamado como saxofonista, compositor e manipulador de som, David Binney tem novo álbum “ambiental”, como gosta de lhe chamar, intitulado “Where Infinity Begins”, e prepara-se para editar também o duplo “Tomorrow's Journey”. Estes lançamentos são apenas o ponto de partida para uma longa conversa com a jazz.pt, onde também se falou do seu trabalho anterior e da sua próxima vinda a Portugal. E com revelações surpreendentes...

Ler mais

Mariana Dionísio, 24 de Abril de 2022

Pensar a voz

texto: Nuno Catarino / fotografia: Rosa Castro

Mariana Dionísio é uma das mais ativas figuras da nova geração da cena nacional. A sua voz tem explorado diversos universos, da música contemporânea à música experimental, passando pelo jazz e pela improvisação livre. Tem desenvolvido múltiplas colaborações e parcerias, com músicos como João Almeida, Clara Saleiro, João Pereira e Leonor Arnaut - com quem se vai apresentar ao vivo no Festival Theia. Em entrevista, Mariana Dionísio fala sobre o seu percurso e os seu projetos.

Ler mais

Amaro Freitas, 11 de Abril de 2022

Olhar o passado, entender a história

texto: Nuno Catarino / fotografia: Jão Vicente

Natural de Recife, Pernambuco, Amaro Freitas é um pianista original que vem desenvolvendo um percurso interessante, sobretudo ao leme do seu trio, com Jean Elton e Hugo Medeiros. O grupo já editou três aplaudidos registos , revelando uma música fresca onde o jazz abraça elementos da tradição musical brasileira. Antecipando as atuações do trio na Academia de Espinho (29 de abril) e no Cineteatro Louletano (30 de abril), o pianista pernambucano falou com a jazz.pt.

Ler mais

Mário Laginha, 14 de Março de 2022

Contar histórias

texto: António Branco / fotografia: Márcia Lessa

O pianista e compositor Mário Laginha regressa aos discos com novo álbum em trio, o que é sempre motivo de celebração. "Jangada" volta a juntá-lo ao contrabaixista Bernardo Moreira e ao baterista Alexandre Frazão, triunvirato que, trinta anos depois, não cessa de surpreender. Foi este o mote para uma conversa com a jazz.pt, onde se falou do disco novo e de muito mais.

Ler mais

Orquestra Jazz do Centro, 9 de Março de 2022

Aquele abraço

texto: Nuno Catarino / fotografia: Diogo Geronimo

Gileno Santana é um extraordinário trompetista, que nasceu no Brasil e mudou-se para Portugal aos 18 anos. Integrou a Orquestra Jazz de Matosinhos e começou por se fazer notar com o álbum “Metamorphosis”. O trompetista embarcou recentemente num novo projeto, a direção artística da Orquestra Jazz do Centro, projeto que começa a dar os primeiros passos e tem o objetivo de abraçar os músicos da zona centro que saem dos conservatórios e das escolas superiores. A OJC apresenta-se ao vivo a 12 de março no Centro Cultural de Carregal do Sal.

Ler mais

Not There Yet, 22 de Fevereiro de 2022

Qual caminho?

texto: Nuno Catarino

Acaba de surgir um novo grupo, uma formação inédita que reúne quatro músicos com créditos firmados na cena jazz nacional. Not There Yet é o nome deste novo quarteto, que junta Daniel Neto (guitarra), Samuel Lercher (piano), Gonçalo Leonardo (contrabaixo) e Rui Pereira (bateria). O quarteto apresentou-se pela primeira vez ao vivo no Hot Clube, em Lisboa, e acaba de lançar o seu registo de estreia, "Which Way", onde revela uma música original ligada à electricidade. Numa conversa a quatro vozes, os elementos do grupo apresentam este novo projeto.

Ler mais

Mariana Zwarg, 15 de Fevereiro de 2022

Música universal

texto: António Branco

A saxofonista, flautista e compositora brasileira Mariana Zwarg estará no próximo sábado, 19 de fevereiro, às 21h30, à frente do seu Sexteto Universal, no Auditório de Espinho, para apresentar o álbum de estreia da formação, “Nascentes”, editado em 2020. A jazz.pt foi ao seu encontro para saber mais sobre a sua música, a relação com o padrinho Hermeto Pascoal e acerca do que poderemos esperar deste concerto.

Ler mais

Ricardo Pinheiro, 28 de Dezembro de 2021

Elogio da subversão

texto: António Branco / fotografia: Andrea Feliziani, Federica Tesser e SeseOlive Music Photography

Com uma atividade reconhecidamente multímoda, Ricardo Pinheiro é uma destacada figura do jazz nacional. O seu trabalho tem vindo também a encontrar eco lá fora, com a conceituada revista japonesa Jazz Guitar Magazine a dedicar-lhe três páginas no seu número de novembro de 2021. A jazz.pt revisitou o seu percurso e lança algumas pistas sobre o que tem em mente para os próximos tempos.

Ler mais

Marco Barroso, 30 de Novembro de 2021

Transcender a partitura

texto António Branco fotografia Cátia Barbosa

Com a edição do terceiro álbum de originais, “Las Californias”, reacendeu-se o Lisbon Underground Music Ensemble, projeto criado e dirigido, a partir do piano, por Marco Barroso. O novo disco dá continuidade a um percurso que abanou o panorama do jazz nacional e que continua a prosseguir uma visão muito particular da música e do mundo que a envolve. A jazz.pt reencontrou o homem do L.U.M.E.

Ler mais

Elliot Mason e Sofija Knezevic, 8 de Novembro de 2021

Alinhar os planetas

texto António Branco fotografia Luís Belo

O trombonista inglês Elliot Mason e a cantora sérvia Sofija Knezevic – ambos a viver atualmente em Nova Iorque – têm concerto marcado para o dia 12 de novembro com a Orquestra de Jazz de Espinho, formação dirigida musicalmente por Daniel Dias e Paulo Perfeito. Em conversa com a jazz.pt, Mason e Knezevic falam não só sobre o que poderemos esperar deste concerto, mas também dos respetivos percursos e dos planos que alimentam para o futuro.

Ler mais

Pedro Melo Alves, 18 de Outubro de 2021

Ligando mundos

texto António Branco fotografia Vera Marmelo e Renato Cruz Santos

Pedro Melo Alves é uma das mais importantes vozes da nova geração de músicos do jazz mais criativo e das músicas improvisadas em Portugal. A sua produção musical, vasta e multidimensional, tem esbatido fronteiras estéticas e aproximado cenas até aqui quase estanques. A jazz.pt foi ao seu encontro para passar em revista a sua atividade mais recente e levantar a ponta do véu sobre os seus planos para o futuro.

Ler mais

João Lencastre, 12 de Outubro de 2021

Emoções fortes

texto António Branco fotografia Teresa Q, João Hasselberg e José Fernandes

O baterista e compositor João Lencastre está por estes dias a lançar na Clean Feed “Unlimited Dreams”, o mais recente tomo do seu grupo Communion, agora expandido para octeto. Hábil processador de referências e gestor de contrastes, não deixa que a sua música se acantone segundo rótulos pré-determinados. A pretexto do novo álbum, a jazz.pt foi ao seu encontro para falar de passado, presente e futuro.

Ler mais

Bernardo Moreira, 13 de Setembro de 2021

Uma viagem coletiva

texto António Branco fotografia Márcia Lessa

Quase uma vintena de anos volvida desde o marcante “Ao Paredes Confesso”, o contrabaixista Bernardo Moreira regressa ao universo paredesiano com “Entre Paredes”, álbum com selo da JACC Records, braço editorial do Jazz ao Centro Clube. A jazz.pt conversou com ele não apenas sobre o novo álbum, mas também para passar em revista um percurso de quatro décadas.

Ler mais

Nazaré da Silva, 20 de Julho de 2021

Espaço para a surpresa

texto António Branco fotografia Ana Frias

Recém licenciada pela Escola Superior de Música de Lisboa, a cantora e compositora Nazaré da Silva surpreende com “Gingko”, o seu primeiro álbum em nome próprio, acabado de editar pela Robalo Music. Apesar da sua juventude, já tem um percurso que importa conhecer. Mas, como diz a canção, o mais importante está para vir...

Ler mais

Pedro Costa 2, 13 de Julho de 2021

Bolo de chocolate e malhas apertadas

texto Gonçalo Falcão

Depois de falar sobre a história e a evolução da editora que fundou, todos os anos votada pela imprensa especializada como uma das mais importantes no mundo do jazz, o “boss” da Clean Feed volta às nossas páginas para falar sobre a música propriamente dita, mesmo que com referências culinárias. Venham daí...

Ler mais

Maria do Mar, 7 de Julho de 2021

Música e liberdade

texto Sofia Rajado fotografia Vitorino Coragem, Vera Marmelo e Isabel Cardeira

Maria do Mar de Brito Lopes é apaixonada por música e violinista. E é já um nome incontornável no panorama da música improvisada em Portugal, não só como instrumentista, mas também como aglutinadora de disponibilidades e vontades e programadora. Se pensarmos numa palavra para a definir, arriscaríamos dizer “Liberdade”. Numa tarde soalheira deste Verão encontrámo-nos num banco de jardim e conversámos: falámos sobre o seu percurso musical, a sua visão da sociedade e de como isso influencia a (sua e não só) música e demais artes…

Ler mais

Bill Frisell, 29 de Junho de 2021

Pilhas de papel que ninguém tocou

texto João Morado

Um dos primeiros músicos norte-americanos a sair do seu país para uma digressão europeia, o guitarrista e compositor regressa a Portugal em Julho próximo para dois concertos com o seu novo trio. Conversámos com ele sobre o que vamos ouvir e o muito trabalho de escrita que teve nos períodos de confinamento, resultando em muito papel que agora precisa de ser tocado.

Ler mais

Hugo Raro, 1 de Junho de 2021

Energia e nervo

texto António Branco fotografia Amaral Moreira, Minima, Paulo Pacheco, Vera Marmelo

O pianista portuense em boa hora nos oferece o seu segundo registo em nome próprio, “Sombras da Imperfeição”, resultado da frutescente parceria estabelecida entre a Associação Porta-Jazz e o Guimarães Jazz. O concerto que esteve na origem do álbum teve lugar, por imposição do contexto pandémico, às 10h30 de um domingo, e juntou um quarteto de músicos a um artista plástico. Arte que desafia estereótipos...

Ler mais

Pedro Costa (Parte 1), 26 de Março de 2021

20 anos de Clean Feed: O efeito de cauda longa

texto Gonçalo Falcão

Efeito de cauda longa. Assim designa Pedro Costa a estratégia que tem seguido a editora que dirige, portuguesa como ele, mas considerada como uma das mais importantes de jazz em todo o planeta. A jazz.pt conversou com ele sobre as duas décadas de vida que a Clean Feed cumpre este mês. Primeira parte da conversa já de seguida…

Ler mais

Pedro Moreira, 23 de Fevereiro de 2021

Ligação misteriosa

texto António Branco fotografia Márcia Lessa

O saxofonista, compositor, maestro e docente Pedro Moreira tem álbum novo, facto que, também pela raridade, é motivo para celebração. Ao longo da sua carreira, tem liderado os seus próprios grupos e colaborado com várias outras formações, compondo nas áreas de jazz e da música erudita. Uma conversa à volta de “Two Maybe More”, mas também para indagar sobre passado e futuro.

Ler mais

Agenda

17 Maio

Hugo Ferreira e João Cardita

Maus Hábitos - Porto

17 Maio

Jam Session com César Cardoso

Hot Clube de Portugal - Lisboa

18 Maio

Eurico Costa Trio

Centro Cultural de Paredes de Coura - Paredes de Coura

18 Maio

Mané Fernandes e Mariana Dionísio

Água Ardente - Lisboa

18 Maio

João Almeida "Hocus"

Penha sco - Lisboa

18 Maio

Carlos Bica & Azul

Casa da Cultura de Ílhavo - Ílhavo

18 Maio

João Frade Trio

ARCM - Associação Recreativa e Cultural de Músicos - Faro

18 Maio

Long ago and far away - Os mensageiros do jazz

Hot Clube de Portugal - Lisboa

19 Maio

Afonso Pais e André Rosinha

Café Dias - Lisboa

19 Maio

José Lencastre, Hernâni Faustino e Vasco Furtado

Cossoul - Lisboa

Ver mais