Gonçalo Prazeres, 28 de Agosto de 2017

Bicho de sete cabeças

texto Nuno Catarino fotografia Catarina Hébil

É um nome em crescimento na nova cena jazz de Portugal. Começou a fazer-se mais notado com os GRIP 5, criou ondas com os roqueiros TRiSoNTe, teve no álbum “Snapshot” a confirmação e agora tem um par de importantes novidades para acrescentar: uma é o concerto que vai dar com o seu quinteto de luxo no CCB, já no início de Setembro, e outra um grupo que vai estrear em finais do mesmo mês, dedicado à improvisação livre. Vamos ouvir falar muito deste multifacetado saxofonista…

Ler mais

Pedro Lopes, 26 de Julho de 2017

O som do demónio

texto Nuno Catarino fotografia Nuno Martins

O seu nome vai atravessando fronteiras. E se não bastasse o trabalho que vem desenvolvendo em Berlim como investigador no domínio das novas tecnologias, a forma muito particular como utiliza os gira-discos no contexto da música improvisada – como instrumento de percussão – está a torná-lo especialmente notado na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. Vai participar no Jazz em Agosto como metade do duo Eitr, e sobre isso, e muito mais (o “som do demónio” a que alude o título), conversou com a jazz.pt.

Ler mais

Sara Serpa, 25 de Julho de 2017

Tem sido bom

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

A “rising female vocalist” (segundo a revista Downbeat) radicada em Nova Iorque está a viver o início de uma nova fase do seu percurso musical, agora na companhia de figuras como Ingrid Laubrock e Erik Friedlander (com disco a sair em 2018) ou como Zeena Parkins e Mark Turner, neste caso a convite de John Zorn. A jazz.pt conversou com ela, para perceber como o seu caminho a trouxe até aqui.

Ler mais

Gabriel Ferrandini, 24 de Maio de 2017

Liberdade em construção

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O baterista do Red Trio e do Rodrigo Amado Motion Trio atingiu um nível de notoriedade pouco habitual nos meios do jazz e da música improvisada em Portugal. O último ano foi para ele um salto de gigante na sua evolução pessoal, mas quer mais. Este jovem baterista que já tocou com Thurston Moore, Peter Evans e John Butcher quer agora, por exemplo, trabalhar com Ricardo Toscano e Sei Miguel. A jazz.pt esteve à conversa com ele…

Ler mais

Joshua Abrams, 3 de Maio de 2017

Jazz com guimbri

texto Nuno Catarino

O músico de Chicago vai estar em quatro cidades portuguesas nos próximos dias para apresentar a nova música da sua banda Natural Information Society, numa mistura de jazz com o minimalismo norte-americano e a tradição Gnawa de Marrocos, aquela que deu origem ao instrumento a que vem dando cada vez mais atenção, o guimbri. Conversámos com ele…

Ler mais

João Barradas, 25 de Janeiro de 2017

Improvisar com sotaque

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Jazz com pronúncia de acordeão. É isso o que o muito jovem músico de que todos andam a falar – e não só em Portugal – está a procurar fazer, e com singular brilhantismo. O seu novo disco sai no final deste mês, abrindo um ano em que o seu nome voltará a estar mais vezes na ribalta.

Ler mais

Carlos Bica, 21 de Novembro de 2016

Sem medo do Agora

texto Nuno Catarino fotografia Vera Marmelo

O trio Azul comemora este ano 20 de existência com um novo disco, “More Than This“, e com um concerto de apresentação deste na Culturgest, no próximo dia 25 de Novembro. A jazz.pt conversou com o seu líder para saber mais sobre o que vem aí, sabendo à partida que não seria uma repetição de fórmulas...

Ler mais

Ivo Martins, 17 de Novembro de 2016

Guimarães Jazz e os equilíbrios do universo

texto Gonçalo Falcão

O director artístico do festival de jazz de Guimarães conversa com a jazz.pt sobre os 21 anos de trabalho como programador da iniciativa que este fim-de-semana tem os últimos concertos da sua 25ª edição. E vai mais fundo na reflexão, analisando o que ao longo deste tempo mudou no jazz, em Guimarães, em Portugal, no mundo e nas pessoas.

Ler mais

Pedro Branco, 7 de Novembro de 2016

Mil universos diferentes

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O guitarrista radicado em Amesterdão teve um ano particularmente intenso e um dos frutos está aí: o álbum “Dancing Our Way to Death”, partilhado com João Hasselberg. Com as mais díspares influências musicais, a música fala da morte com uma perspectiva positiva, no sentido de que a dita é o que nos move para aproveitarmos a vida.

Ler mais

Desidério Lázaro, 13 de Outubro de 2016

Uma espécie de catarse

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Nas vésperas de iniciar a digressão que vai colocar um ponto final ao projecto Subtractive Colors, o saxofonista e compositor de Tavira faz o ponto da situação à sua actividade e revela-nos alguma coisa do que vem a seguir – um projecto ainda mais ambicioso.

Ler mais

Rita Maria, 7 de Setembro de 2016

De todo o lado

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Portugal é um país bem servido de cantoras de jazz, mas entre todas as que vêm surgindo uma, já bem viajada, está muito particularmente a destacar-se. Temo-la ouvido ao lado de figuras como Afonso Pais, Paula Sousa, Nuno Costa, Lars Larens e vários outros, mas a sua crescente dedicação à escrita – de música e letras – vai trazer disco em nome próprio não tarda.

Ler mais

André Santos, 18 de Agosto de 2016

Debaixo do Sol

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O guitarrista madeirense tem novo disco, “Vitamina D”, e vai apresentá-lo na Culturgest no início de Setembro. Quisemos conhecer melhor o irmão mais novo de Bruno Santos, um músico singular do nosso jazz que tanto admira Derek Bailey e Marc Ribot como João Gilberto e Jim Hall. Ei-lo, na primeira pessoa…

Ler mais

Marc Ribot, 20 de Julho de 2016

Vegetal sempre fresco

texto Gonçalo Falcão

É um dos mais aplaudidos guitarristas da cena mundial e tem em Portugal uma legião de fãs. Volta este ano ao Jazz em Agosto para nos mostrar duas facetas que dele conhecemos menos. Com 62 anos de idade, diz que já não tem a frescura de um vegetal, mas o certo é que parece, dado o seu esforço por continuamente se recriar.

Ler mais

Stefano Bollani, 16 de Junho de 2016

Viagem a Cascais, via Nápoles

texto Nuno Catarino fotografia Valentina Cenni

O pianista que nos habituámos a ouvir com Enrico Rava vem a Portugal para um concerto do Verão no Parque, em Cascais. No rescaldo da publicação do seu novo “Napoli Trip”, promete que vai «improvisar o tempo todo». Conversámos com ele durante uns minutos…

Ler mais

João Hasselberg, 30 de Março de 2016

O som e a fúria

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O contrabaixista e compositor de Lisboa continua a marcar pontos na cena portuguesa. O seu duo com Luís Figueiredo em “Songbird Vol. !” está a causar um curioso impacto, com concerto marcado para a Culturgest a 6 de Abril próximo. Há uns dias ainda, os dois músicos estiveram em digressão por Portugal com Reinier Baas e Joel Silva. Batemos-lhe à porta e pedimos que nos actualizasse sobre o que anda a fazer.

Ler mais

Arnold Dreyblatt, 6 de Março de 2016

Um “outsider” de referência

texto Rui Eduardo Paes

É uma das figuras maiores da segunda geração do minimalismo norte-americano, apesar das muitas diferenças que tem relativamente a essa corrente musical. Uma delas é a sua concepção do ritmo, que integra aspectos do jazz e do rock, motivo aliás que o leva a associar músicos dessas áreas nos seus projectos. A 13 de Março, em Serralves, será a vez dos portugueses Gonçalo Almeida, Jorge Queijo, José Valente e Sérgio Carolino.

Ler mais

Albert Bover, 4 de Dezembro de 2015

O outro pianista de Barcelona

texto Pedro Tavares e Mafalda Costa

O jazz praticado pelo músico catalão tem o “swing” da tradição e uma riqueza harmónica que evidencia a grande influência por si recebida da música clássica. Eis, na primeira pessoa, o homem de quem também se fala quando se fala de Agustí Fernández…

Ler mais

João Clemente (Slow is Possible), 23 de Novembro de 2015

Devagar é mesmo possível

texto Rui Eduardo Paes

Água mole em pedra dura… Muito trabalharam os músicos deste grupo da Beira Interior para que o seu disco de apresentação fosse a grande pedrada no charco que é no contexto do jazz e da música criativa que por cá se faz. E muito sabem o quanto têm de trabalhar mais daqui por diante, como adianta à jazz.pt o seu elemento aglutinador…

Ler mais

Archie Shepp, 15 de Novembro de 2015

História contada

texto Gonçalo Falcão

Veio a Portugal para participar no Guimarães Jazz e foi como se nos tivéssemos banhado no próprio curso do tempo. Na evolução da «experiência afro-americana», subindo a corrente do jazz para desembocar nos blues e nos espirituais. Como o próprio saxofonista diz em conversa com a jazz.pt, era preciso que alguém contasse essa história. «Porque não eu?»

Ler mais

Gileno Santana, 21 de Outubro de 2015

Caso de sucesso

texto Nuno Catarino fotografia Rui Bandeira

O trompetista da Orquestra Jazz de Matosinhos e de “Metamorphosis” tornou-se num caso raro de popularidade com Tuniko Goulart e está envolvido em diversos projectos, dentro e fora de Portugal. Nascido no Brasil, vive há nove anos entre nós e tornou-se num dos mais cativantes músicos que por cá temos…

Ler mais