Bill Laswell, 16 de Novembro de 2018

Um “workingman” em Guimarães

texto Gonçalo Falcão

O baixista de sons profundos que tem marcado as últimas décadas das “outras músicas” directa ou indirectamente relacionadas com o jazz (ou que se assumem mesmo como tal) esteve em Portugal mais uma vez, para tocar com os Uplift de Dave Douglas no Guimarães Jazz. A jazz.pt esteve à conversa com ele e aqui vos damos conta do que disse…

Ler mais

Pedro Melo Alves, 27 de Julho de 2018

Uma dimensão humana

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Vamos ouvi-lo tocar com The Rite of Trio no próximo dia 30 de Julho, no Jazz em Agosto, mas a actividade do baterista e compositor originário do Porto está longe de se cingir a esse grupo. No rescaldo do impacto que teve o seu Omniae Ensemble, vencedor do Prémio de Composição Bernardo Sassetti, novos projectos têm nascido e múltiplas colaborações com outros músicos de diversas tendências se têm proporcionado. Todos eles, de alguma forma, convergem num só propósito, e este, segundo ele, vem no fluxo de um novo paradigma que em Portugal está já a desenvolver-se.

Ler mais

João Mortágua, 23 de Junho de 2018

Ritmo e contraponto

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O nome do saxofonista de Estarreja tornou-se num dos que encabeçam a nova geração de músicos que tem estado a mudar a face do jazz português. Uma perspectiva muito pessoal da música e projectos como Janela, Mirrors e Axes colocaram-no no primeiro plano e não páram os convites para participar em grupos de outros músicos. A jazz.pt conversou com ele.

Ler mais

Susana Santos Silva, 10 de Abril de 2018

As coisas não vêm ter connosco

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Hoje radicada em Estocolmo, a trompetista do Porto está a viver uma fase particularmente dinâmica do seu percurso, multiplicando-se em projectos e em registos discográficos. A imprensa especializada internacional dirige-lhe os maiores elogios, mas a autora de “All the Rivers” pensa apenas nos desafios que ainda tem de ultrapassar. A jazz.pt esteve à conversa com ela…

Ler mais

César Cardoso, 27 de Março de 2018

Som, improvisação, criatividade e ritmo

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Tem um novo disco, “Interchange”, com Miguel Zenón como convidado especial, e está prestes a publicar o segundo volume do seu livro “Teoria do Jazz”. O saxofonista de Leiria não pára na pesquisa do que faz a música ser música.

Ler mais

Andy Sheppard, 12 de Março de 2018

Um inglês em Portugal

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O saxofonista britânico que nos habituámos a ouvir com Carla Bley é um dos músicos de renome de outros países que nestes últimos anos escolheram Portugal como país de residência. Vai conduzir uma “masterclass” na Festa do Jazz deste ano…

Ler mais

Maria da Rocha, 6 de Fevereiro de 2018

Falar música

texto Nuno Catarino fotografia Pedro Sadio e Philippe Rives

A violinista e violetista portuguesa radicada em Berlim tem novo disco a sair por estes dias (“Beetroot & Other Stories”, pela Shhpuma), o seu primeiro a solo, e vai apresentá-lo este mês no festival Rescaldo. A jazz.pt conversou com ela e é como segue…

Ler mais

Luís Figueiredo, 8 de Novembro de 2017

A ideia do tempo

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O pianista, compositor e arranjador de Coimbra tem álbum novo prestes a sair, o duplo “Kronos / Penélope”, construído à volta do conceito de tempo. E nestes últimos tempos muito dele se tem falado, seja sobre o duo Songbird, com João Hasselberg, ou os arranjos que fez para “Amar pelos Dois”, a canção de Luísa Sobral com que o seu irmão Salvador ganhou o festival da Eurovisão. Estivemos à conversa com ele…

Ler mais

Samuel Rohrer, 6 de Novembro de 2017

É tudo uma questão de equilíbrio

texto João Esteves da Silva

O baterista suíço que vem defendendo, e praticando, a construção de equilíbrios passou por Portugal há poucos dias, para uma actuação dos electroacústicos Ambiq no Jazz ao Centro, e participa no disco do JPES Trio, com João Paulo Esteves da Silva e Mário Franco, que será lançado dentro de duas semanas pela sua própria editora, a Arjunamusic Records. A jazz.pt quis saber mais sobre estes e outros dos seus empreendimentos (foto acima de Mali Lazell)…

Ler mais

Gonçalo Prazeres, 28 de Agosto de 2017

Bicho de sete cabeças

texto Nuno Catarino fotografia Catarina Hébil

É um nome em crescimento na nova cena jazz de Portugal. Começou a fazer-se mais notado com os GRIP 5, criou ondas com os roqueiros TRiSoNTe, teve no álbum “Snapshot” a confirmação e agora tem um par de importantes novidades para acrescentar: uma é o concerto que vai dar com o seu quinteto de luxo no CCB, já no início de Setembro, e outra um grupo que vai estrear em finais do mesmo mês, dedicado à improvisação livre. Vamos ouvir falar muito deste multifacetado saxofonista…

Ler mais

Pedro Lopes, 26 de Julho de 2017

O som do demónio

texto Nuno Catarino fotografia Nuno Martins

O seu nome vai atravessando fronteiras. E se não bastasse o trabalho que vem desenvolvendo em Berlim como investigador no domínio das novas tecnologias, a forma muito particular como utiliza os gira-discos no contexto da música improvisada – como instrumento de percussão – está a torná-lo especialmente notado na Europa, nos Estados Unidos e no Japão. Vai participar no Jazz em Agosto como metade do duo Eitr, e sobre isso, e muito mais (o “som do demónio” a que alude o título), conversou com a jazz.pt.

Ler mais

Sara Serpa, 25 de Julho de 2017

Tem sido bom

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

A “rising female vocalist” (segundo a revista Downbeat) radicada em Nova Iorque está a viver o início de uma nova fase do seu percurso musical, agora na companhia de figuras como Ingrid Laubrock e Erik Friedlander (com disco a sair em 2018) ou como Zeena Parkins e Mark Turner, neste caso a convite de John Zorn. A jazz.pt conversou com ela, para perceber como o seu caminho a trouxe até aqui.

Ler mais

Gabriel Ferrandini, 24 de Maio de 2017

Liberdade em construção

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O baterista do Red Trio e do Rodrigo Amado Motion Trio atingiu um nível de notoriedade pouco habitual nos meios do jazz e da música improvisada em Portugal. O último ano foi para ele um salto de gigante na sua evolução pessoal, mas quer mais. Este jovem baterista que já tocou com Thurston Moore, Peter Evans e John Butcher quer agora, por exemplo, trabalhar com Ricardo Toscano e Sei Miguel. A jazz.pt esteve à conversa com ele…

Ler mais

Joshua Abrams, 3 de Maio de 2017

Jazz com guimbri

texto Nuno Catarino

O músico de Chicago vai estar em quatro cidades portuguesas nos próximos dias para apresentar a nova música da sua banda Natural Information Society, numa mistura de jazz com o minimalismo norte-americano e a tradição Gnawa de Marrocos, aquela que deu origem ao instrumento a que vem dando cada vez mais atenção, o guimbri. Conversámos com ele…

Ler mais

João Barradas, 25 de Janeiro de 2017

Improvisar com sotaque

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Jazz com pronúncia de acordeão. É isso o que o muito jovem músico de que todos andam a falar – e não só em Portugal – está a procurar fazer, e com singular brilhantismo. O seu novo disco sai no final deste mês, abrindo um ano em que o seu nome voltará a estar mais vezes na ribalta.

Ler mais

Carlos Bica, 21 de Novembro de 2016

Sem medo do Agora

texto Nuno Catarino fotografia Vera Marmelo

O trio Azul comemora este ano 20 de existência com um novo disco, “More Than This“, e com um concerto de apresentação deste na Culturgest, no próximo dia 25 de Novembro. A jazz.pt conversou com o seu líder para saber mais sobre o que vem aí, sabendo à partida que não seria uma repetição de fórmulas...

Ler mais

Ivo Martins, 17 de Novembro de 2016

Guimarães Jazz e os equilíbrios do universo

texto Gonçalo Falcão

O director artístico do festival de jazz de Guimarães conversa com a jazz.pt sobre os 21 anos de trabalho como programador da iniciativa que este fim-de-semana tem os últimos concertos da sua 25ª edição. E vai mais fundo na reflexão, analisando o que ao longo deste tempo mudou no jazz, em Guimarães, em Portugal, no mundo e nas pessoas.

Ler mais

Pedro Branco, 7 de Novembro de 2016

Mil universos diferentes

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

O guitarrista radicado em Amesterdão teve um ano particularmente intenso e um dos frutos está aí: o álbum “Dancing Our Way to Death”, partilhado com João Hasselberg. Com as mais díspares influências musicais, a música fala da morte com uma perspectiva positiva, no sentido de que a dita é o que nos move para aproveitarmos a vida.

Ler mais

Desidério Lázaro, 13 de Outubro de 2016

Uma espécie de catarse

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Nas vésperas de iniciar a digressão que vai colocar um ponto final ao projecto Subtractive Colors, o saxofonista e compositor de Tavira faz o ponto da situação à sua actividade e revela-nos alguma coisa do que vem a seguir – um projecto ainda mais ambicioso.

Ler mais

Rita Maria, 7 de Setembro de 2016

De todo o lado

texto Nuno Catarino fotografia Márcia Lessa

Portugal é um país bem servido de cantoras de jazz, mas entre todas as que vêm surgindo uma, já bem viajada, está muito particularmente a destacar-se. Temo-la ouvido ao lado de figuras como Afonso Pais, Paula Sousa, Nuno Costa, Lars Larens e vários outros, mas a sua crescente dedicação à escrita – de música e letras – vai trazer disco em nome próprio não tarda.

Ler mais