Quarteto Ricardo Jorge: “Nature is Always Photogenic” (Profound Whatever) (Curtas)

Curtas

Não sendo este um novo álbum dos muito aplaudidos Slow is Possible, em “Nature is Always Photogenic” encontramos a maior parte dos membros do grupo-surpresa destes últimos anos: João Clemente, Nuno Santos Dias, Ricardo Sousa e Duarte Fonseca. Enquanto “side project”, encontramos alguns pontos em comum com a formação original, ...

Ler mais

Yun

Lynn Cassiers: “Yun” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

Já aqui falámos da inovação trazida pela belga Lynn Cassiers ao chamado “jazz vocal”. A questão adensa-se neste novo disco, no formato de um debate entre a música electrónica e uma orquestra de swing dos anos 30 do século passado. A maior parte das faixas são inspiradas por clássicos e ...

Ler mais

Marie Takahashi / Maria do Mar / Ernesto Rodrigues / Helena Espvall / João Valinho: “Queen Triot” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

Há discos em que o engenheiro de som é como se fosse um dos elementos do grupo que está a tocar. Este é um deles. “Queen Triot” foi gravado em estúdio (Namouche) por Joaquim Monte e o que ouvimos mais parece ter sido registado num local “site specific” com uma ...

Ler mais

Valentin Ceccaldi: “Ossos” (Cipsela) (Curtas)

Curtas

Este é um disco a solo de Valentin Ceccaldi, um dos “enfant terribles” da actual cena gaulesa da improvisação, gravado em Coimbra já faz uns anos (2017) e agora finalmente disponibilizado. E se um disco a solo de um improvisador é sempre algo de especial, pois só os mais habilitados ...

Ler mais

Hugo Antunes / Agustí Fernández / Roger Turner: “Perspectrum” (JACC Records) (Curtas)

Curtas

O trio que consta no mais recente título lançado pela JACC Records era para ter sido um quarteto com John Butcher, mas por motivos de doença o saxofonista britânico não pôde deslocar-se até Portugal no dia em que o concerto aqui registado, inserido na edição de 2016 dos Encontros Internacionais ...

Ler mais

Rafael Toral / Mars Williams / Tim Daisy: “Elevation” (Relay Recordings) (Curtas)

Curtas

Os relacionamentos de Rafael Toral com a chamada “cena de Chicago” (a do jazz criativo, do rock desalinhado, do experimentalismo sem nome) surgiram com a sua ligação a um filho dilecto da Cidade do Vento que depois foi em busca de outras paragens (vive presentemente no Japão), Jim O’Rourke. Outros ...

Ler mais

Continental Drift

Larry Ochs / Aram Shelton Quartet: “Continental Drift” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

Ainda quente, acabado de sair do forno, escrevo sobre o novo lançamento da Clean Feed, um disco que roca repetidamente no meu leitor de CDs. É um quarteto na instrumentação, mas na verdade um quinteto, dado que Mark Dresser e Scott Walton tocam contrabaixo alternadamente. A música vem da América, ...

Ler mais

85bears

Greg Ward, Jason Stein, Matt Lux, Marcus Evans & Chad Taylor: “85bears” (ears&eyes) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / ears&eyes

Quando vários dos nomes mais destacados na cena do jazz aventuroso de Chicago se juntam, as expetativas estão naturalmente nos píncaros. A formação assim constituída (batizada em homenagem à equipa local de futebol americano, os Chicago Bears, que venceu o Super Bowl referente à época de 1985) agrega os predicados ...

Ler mais

Ctu Telectu

Telectu: “Ctu Telectu” (Golden Pavillion Music) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Golden Pavillion Music

Disse Edgard Varèse que «há sempre uma incompreensão entre o compositor e a sua geração». Segundo o compositor, «a circunstância é habitualmente explicada com a ideia de que o artista está avançado em relação à sua época, o que é um absurdo – o artista é sempre uma testemunha do ...

Ler mais

Strell – The Music of Billy Strayhorn & Duke Ellington

Who Trio: “Strell – The Music of Billy Strayhorn & Duke Ellington” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

Reduzir a dimensão orquestral de Duke Ellington a um trio pode parecer uma tarefa tão difícil como tocar o “Das Rheingold” em piccolo. É uma tarefa pesada, mas pode ser feita: o próprio Ellington gravou em “Money Jungle” os seus temas para trio de piano, contrabaixo e bateria (ele, Charles ...

Ler mais

Totem

¡Golpe! & Masa Kamaguchi: “Totem” (Robalo) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Robalo

Apenas quatro meses volvidos desde o estupendo “Tundra” (disco de material completamente improvisado que tem como convidado especial o guitarrista André Matos), eis que o duo ¡Golpe! – formado pelo trompetista Gonçalo Marques e pelo baterista João Pereira – regressa para o seu terceiro álbum (todos editados no espaço de ...

Ler mais

The Mothers 1970

Frank Zappa: “The Mothers 1970” (Zappa Records / Universal) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Zappa Records / Universal

A vida oferece-nos tantas razões para sermos felizes! No meio da pandemia, com tudo parado e em casa, eis que aterra a caixa “The Mothers 1970”, com quatro discos lá dentro, recheadinhos de coisas extraordinárias. A edição comemora o 50º aniversário da formação de 1970 dos Mothers of Invention, um ...

Ler mais

Nicolas Snyder: “Temporary Places” (Shhpuma) (Curtas)

Curtas

Há discos que nos apanham à traição e este é um deles. Coloquei-o na gaveta e sentei-me a ouvir. A casa estava vazia, o tempo encarvoado e a música criou um mundo novo. Que disco bonito! Estava parado e, mesmo assim, viajei para um mundo artificial com fortes ligações naturais. ...

Ler mais

Christoph Irniger Trio: “Open City” (Intakt) (Curtas)

Curtas

A vantagem de estar próximo de uma editora de jazz com prestígio internacional é a capacidade de colocar no mapa os músicos locais. Foi e é assim com os músicos nórdicos e alemães com a ECM, os portugueses com a Clean Feed e os suíços e alemães com a Intakt. ...

Ler mais

The Anthony Braxton Project

Thumbscrew: “The Anthony Braxton Project” (Cuneiform) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Cuneiform

O trio Thumbscrew agrega exaltadas figuras do jazz hodierno: o contrabaixista Michael Formanek, a guitarrista Mary Halvorson e o baterista (e também vibrafonista) Tomas Fujiwara. Os três músicos têm desenvolvido em conjunto uma abordagem particularmente interessante – quer no plano composicional (para o qual todos contribuem), quer da interação ao ...

Ler mais

“In Igma”

Pedro Melo Alves: “In Igma” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

A música gravada neste disco resulta de uma encomenda feita pela Fundação de Serralves para a edição do ano passado do Jazz no Parque, o magnífico ciclo de concertos de Verão no campo de ténis da casa. A escrita para voz feminina domina o disco e transporta-nos frequentemente para fora ...

Ler mais

Charlotte Greve / Vinnie Sperrazza / Chris Tordini: “The Choir Invisible” (Intakt) (Curtas)

Curtas

Acabado de aterrar em minha casa, o lançamento de Verão da suíça Intakt, uma das editoras mais interessantes e vivas da actualidade, a par da ECM e da Clean Feed. Assim, apressei-me a pôr a rodela na gaveta do aparelho para verificar o que é que o Verão helvético nos ...

Ler mais

Tyler Higgins: “Broken Blues” (Shhpuma) (Curtas)

Curtas

«Silêncio é o instante em que nos apercebemos que escutamos algo», escreveu Vítor Rua. E este disco é sobre silêncios. Só que é preciso fazer um pequeno recuo no tempo para que esta belíssima definição faça sentido e possamos compreender melhor este disco de blues silenciosos. Foi John Cage quem trabalhou ...

Ler mais

Marcos Cavaleiro: “Sete” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

A história do jazz está cheia de bateristas que foram líderes dos seus grupos e também os autores da música que tocavam. Em Portugal assim não tem acontecido (com as excepções de João Lencastre e Pedro Melo Alves), mas eis que Marcos Cavaleiro, membro cativo da Orquestra Jazz de Matosinhos ...

Ler mais

Miguel Moreira: “The Darkness of the Unknown” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

A parceria da Porta-Jazz com o Guimarães Jazz tem resultado em alguns dos mais cativantes discos da editora gerida pela associação que junta os músicos de jazz do Porto, a esses agora se somando este “The Darkness of the Unknown”. O guitarrista Miguel Moreira é o compositor das peças aqui ...

Ler mais