Beats & Pieces Big Band: …

Beats & Pieces Big Band: “Good Days” (Efpi Records)

/ Efpi Records

Acaba de ser lançado o terceiro álbum de estúdio da Beats & Pieces Big Band, formação de 14 músicos britânicos liderada por Ben Cottrell. Tem selo da Efpi Records, criada por Cottrell e baseada em Manchester. “Good Days” mostra que é possível olhar para trás sem ser saudosista. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Moor Mother: “Jazz Codes” (Anti-)

Moor Mother: “Jazz Codes” (Anti-)

/ ANTI-

Ouvir a discografia de Moor Mother, de seu nome Camae Ayema, por ordem cronológica, é uma viagem recompensadora, mesmo sem incluir colaborações e side-projects. Há descoberta e energia, há um olhar novo e fresco em que a revisitação do passado torna-o futuro. Ela é uma poeta que canta, ou larga spoken-words, ou rappa. É uma produtora, que programa beat boxes e MPC, que vai de um hip-hop lo-fi ao jazz mais limpo e puro; torna-o futuro.

Ler mais

Satoko Fujii & Otomo Yoshihide: …

Satoko Fujii & Otomo Yoshihide: “Perpetual Motion” (Ayler Records)

/ Ayler Records

Figuras maiores da improvisação japonesa do nosso tempo, a pianista Satoko Fujii e o guitarrista e manipulador de eletrónicas Otomo Yoshihide têm atrás de si monumentais discografias. “Perpetual Motion”, com selo da Ayler Records, é a sua primeira gravação em duo, o que, desde logo, é motivo para celebração. A jazz.pt já a escutou.

Ler mais

Rão Kyao: “Malpertuis” (Valentim de …

Rão Kyao: “Malpertuis” (Valentim de Carvalho)

/ Valentim de Carvalho

Apesar de haver quem alimente o equívoco que os dois singles de Domingos Vilaça da década de sessenta – “Charleston” (Alvorada – MEP 60 175) e “Dixieland” (Alvorada – MEP 60 011) – são o berço das gravações de jazz em Portugal, parece-me ser hoje pouco discutível que “Malpertuis” é o primeiro disco de jazz português. E é um começo em grande!

Ler mais

Harry Christelis: “Nurture the Child …

Harry Christelis: “Nurture the Child / Challenge the Adult” (Clonmell Jazz Social)

/ Clonmell Jazz Social

“Nurture the Child / Challenge the Adult” é o álbum de estreia de um quarteto liderado pelo guitarrista britânico Harry Christelis, a que se juntam o trompetista Christos Stylianides, o contrabaixista Andrea Di Biase e o baterista Dave Storey. É também a edição inaugural da Clonmell Jazz Social. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Susana Santos Silva: “All the …

Susana Santos Silva: “All the Birds and a Telephone Ringing” (Thanatosis) / Fred Frith & Susana Santos Silva: “Laying Demons to Rest” (RogueArt)

/ Thanatosis

A notabilíssima trompetista, compositora e improvisadora Susana Santos Silva tem vindo a construir ao longo da última década um corpo de trabalho poliédrico e entusiasmante. “All the Birds and a Telephone Ringing” (um quase-solo), na Thanatosis,  e “Laying Demons to Rest”, em duo com o mestre guitarrista e improvisador Fred Frith, na RogueArt, são as suas propostas mais recentes. A jazz.pt já as escutou.

Ler mais

Rita Maria / João Mortágua …

Rita Maria / João Mortágua / Mané Fernandes: “Quang Ny Lys” (Roda Music)

/ Roda Music

Três magníficos músicos e exploradores sonoros, juntaram-se para criar uma música inclassificável. Rita Maria, João Mortágua e Mané Fernandes brilham nesta edição da Roda Music.

Ler mais

Gonçalo Almeida: “Improvisations on Amplified …

Gonçalo Almeida: “Improvisations on Amplified and Prepared Double Bass” (Shhpuma) / “Compositions for Double Bass” (Cylinder Recordings)

/ Shhpuma

Gonçalo Almeida é um escultor de sons que trabalha com detalhe uma complexa e desafiante matéria-prima. Em “Improvisations on Amplified and Prepared Double Bass”, com selo da Shhpuma, e “Compositions for Double Bass”, na sua Cylinder Recordings, o contrabaixista explora, interroga, desbrava novos caminhos. A jazz.pt já os escutou.

Ler mais

Guilherme Rodrigues: “Acoustic Reverb” (Creative …

Guilherme Rodrigues: “Acoustic Reverb” (Creative Sources)

/ Creative Sources

O violoncelista Guilherme Rodrigues apresenta neste “Acoustic Reverb” um conjunto de pequenas peças: 58 temas curtos de solo de violoncelo, uma experiência imersiva.

Ler mais

Mats Gustafsson & NU Ensemble: …

Mats Gustafsson & NU Ensemble: “Hidros 8 - Heal” (Trost)

/ Trost

Há um quarto de século que Mats Gustafsson anda a organizar as suas improvisações compostas (ou composições improvisadas?), utilizando partituras gráficas, numa série que intitulou “Hidros”. Agora é a vez de “Hidros 8 - Heal”, gravada no final de 2016 por um decateto onde pontifica a trompetista portuguesa Susana Santos Silva. Tem selo da austríaca Trost e a jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Pedro Nobre: “Living Tides” (Edição …

Pedro Nobre: “Living Tides” (Edição de autor)

/ Edição de autor

Ao segundo disco na condição de líder, o pianista Pedro Nobre vai beber inspiração ao mar. E lidera um quinteto onde se destaca o saxofonista norte-americano John O’Gallagher.

Ler mais

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz: …

Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz: “Moacir de Todos os Santos” (Rocinante / Lusofonia Record Club)

/ Rocinante / Lusofonia Record Club

Jazz vibrante que homenageia o mestre pernambucano Moacir Santos.

Ler mais

Spinifex: “Spinifex Sings” (Trytone)

Spinifex: “Spinifex Sings” (Trytone)

/ Trytone

“Spinifex Sings” é a nova proposta discográfica do coletivo multinacional Spinifex, agora em formato de octeto, a que à formação base se juntam agora as vozes da indiana Priya Purushothaman e da islandesa Björk Níelsdóttir. Uma inclassificável viagem sonora no tempo e no espaço que a jazz.pt já escutou.

Ler mais

Mary Halvorson: “Belladonna” / “Amaryllis” …

Mary Halvorson: “Belladonna” / “Amaryllis” (Nonesuch)

/ Nonesuch

Com dois discos de uma assentada, a guitarrista Mary Halvorson confirma a sua enorme qualidade enquanto instrumentista e compositora.

Ler mais

André Santos: “Embalo” (Edição de …

André Santos: “Embalo” (Edição de autor)

/ Edição de autor

“Embalo” é o terceiro álbum na condição de líder do guitarrista funchalense André Santos, depois dos bem recebidos “Ponto de Partida” (2013) e “Vitamina D” (2016). A solo (Salvador Sobral é convidado num tema), surge apenas acompanhado pela sua guitarra e, na revisitação de um tema tradicional, pelo rajão, cordofone típico da Madeira. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

John Escreet: "Seismic Shift" (Whirlwind)

John Escreet: "Seismic Shift" (Whirlwind)

/ Whirlwind

“Seismic Shift” é o primeiro, e notabilíssimo, álbum em trio do pianista britânico John Escreet, com Eric Revis no contrabaixo e Damion Reid na bateria. Tem chancela da londrina Whirlwind. As ondas já foram captadas pela jazz.pt.

Ler mais

Ricardo Toscano Trio: “Chasing Contradictions” …

Ricardo Toscano Trio: “Chasing Contradictions” (Clean Feed)

/ Clean Feed

Ricardo Toscano está de volta. Ao leme de um trio com Romeu Tristão e João Lopes Pereira, o saxofonista apresenta “Chasing Contradictions” (edição Clean Feed). Um disco deslumbrante. 

Ler mais

Vera Morais & Hristo Goleminov: …

Vera Morais & Hristo Goleminov: “Consider the Plums” (Carimbo Porta-Jazz)

/ Carimbo Porta-Jazz

Dois jovens músicos em estreia discográfica, em desafio à poesia de William Carlos Williams. Um duo de voz e saxofone, uma exploração poética-musical. Que bela surpresa.

Ler mais

The Attic: “Love Ghosts” (NoBusiness)

The Attic: “Love Ghosts” (NoBusiness)

/ NoBusiness

Gravado mesmo antes de a pandemia chegar sem aviso, “Love Ghosts” é o terceiro álbum do trio The Attic, formado pelo saxofonista Rodrigo Amado, o contrabaixista Gonçalo Almeida e o baterista neerlandês Onno Govaert. Tem selo da lituana NoBusiness e a jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Pedro Neves Trio: “Hindrances” (Carimbo …

Pedro Neves Trio: “Hindrances” (Carimbo Porta-Jazz)

/ Carimbo Porta-Jazz

Colhendo inspiração nos ensinamentos da filosofia budista, “Hindrances” é o quarto álbum do trio liderado pelo pianista e compositor portuense Pedro Neves, acompanhado pelo contrabaixista Miguel Ângelo e agora pelo baterista José Marrucho. Como sempre com chancela do inescapável Carimbo Porta-Jazz. A jazz.pt já o escutou.

Ler mais

Agenda

28 Janeiro

Duarte Ventura e João Gato

Casa Cheia - Lisboa

28 Janeiro

Samuel Lercher Trio

Porta-Jazz - Porto

28 Janeiro

Eunice Barbosa Quarteto

Com Calma - Espaço Cultural - Lisboa

29 Janeiro

João Pais Filipe & Franck Desire

Espaço Lovers & Lollypops - Porto

29 Janeiro

The Acrylic Rib

Ermo do Caos - Porto

02 Fevereiro

Ensemble Porta-Jazz / Robalo

Porta-Jazz - Porto

03 Fevereiro

Pedro Neves Trio “Hindrances” / Wabjie

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

03 Fevereiro

Gianni Narduzzi “Dharma Bums” / Carlos Azevedo Quarteto “Serpente”

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

04 Fevereiro

Coletivo Osso/Porta-Jazz “Interferências” / Umbral

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

04 Fevereiro

Mockūnas-Mikalkenas-Berre / Eurico Costa Trio “Copal”

Festival Porta-Jazz - Rivoli - Porto

Ver mais