The Fantastic Mrs. 10

Tim Berne´s Snakeoil: “The Fantastic Mrs. 10” (Intakt) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Intakt

Depois de quatro discos na ECM – “Snakeoil” (2012), “Shadow Man” (2013), “You’ve Been Watching Me” (2015) e “Incidentals” (2017) – e um na sua Screwgun (“Anguis Oleum”, 2016), o saxofonista, compositor e estratego sonoro nova-iorquino Tim Berne (n. 1954), cujo pecúlio na condição de líder já ascende a mais ...

Ler mais

Believe, Believe

Luís Lopes Humanization 4tet: “Believe, Believe” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

“Believe Believe” é um disco com um travo amargo: gravado numa sessão ao vivo no Marigny Studios em New Orleans (um estúdio de gravação com bar e público), no final da terceira “tournée” norte americana do quarteto (ler + em https://jazz.pt/entrevista/2020/03/30/mandar-para-frente/), abria as portas para uma viagem do grupo ...

Ler mais

Sereias: “O País a Arder” (Lovers & Lollypops) (Curtas)

Curtas

Eis mais um caso de introjecção do jazz numa música outra, no caso o rock, com evidente ancoragem no punk e no estilo “garage” que o precedeu e sucedeu. Em alguns momentos, ao longo dos 10 temas, essa presença é mesmo explícita, sobretudo no que respeita ao trabalho do saxofone ...

Ler mais

Dada Garbeck: “Vox Humana” (Discos de Platão) (Curtas)

Curtas

Como é sabido, o jazz nasceu da incorporação de várias linguagens musicais e ao longo da sua evolução integrou outras mais, mas menos falada é a influência que esse mesmo jazz tem deixado noutras músicas, umas vezes explicitamente, em outras de modo mais indirecto. Algo que seria, aliás, de esperar, ...

Ler mais

Carlos Peninha: “Ponto de Vista” (SPA) (Curtas)

Curtas

O nome de Carlos Peninha não será dos mais reconhecidos pelos amantes portugueses do jazz, mas apenas porque este poli-instrumentista (em “Ponto de Vista” toca guitarras eléctrica e acústica, e quando assim não é a escolha vai para um Fender Rhodes) tem dedicado a sua actividade, sobretudo, ao ensino de ...

Ler mais

Mazam: “Land” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

O saxofonista João Mortágua vai-se multiplicando em grupos e projectos, sinal de que tem coisas a dizer em diferentes planos. Mazam, o seu quarteto com Carlos Azevedo ao piano, Miguel Ângelo no contrabaixo e Mário Costa na bateria, não é apenas uma adição: com três dos mais consagrados – o ...

Ler mais

Inside Rhythmic Falls

Aruán Ortiz / Andrew Cyrille / Mauricio Herrera: “Inside Rhythmic Falls” (Intakt) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Intakt

O disco começa com uma espécie de ritualização do esconjuro, talvez de espíritos maus. Ou é isso ou sou eu que assim o quero ouvir, neste período pandémico. Repete-se a frase «from the Kindom of Congo» num Inglês espanholado e outras ladainhas que parecem saídas de uma liturgia. Por trás, ...

Ler mais

An Evening in Houston

Patty Waters: “An Evening in Houston” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

«O jazz vocal não existe. (...) O jazz vocal é só uma finta vossa.»* Não existe como não existe jazz saxofonial nem jazz contrabaixial. Existe jazz e quem use a voz como instrumento. Na maioria das vezes, “jazz vocal” é apenas uma categoria criada pela indústria para vender música pop: ...

Ler mais

Hung Mung: “An Offshot of a Whirlwind” (Multikulti Project) (Curtas)

Curtas

Primeiro vem a observação da capa e da contracapa. As cores são o negro e o vermelho, as mesmas do anarco-sindicalismo catalão. O nome desta banda que junta El Pricto (o mesmo da Discordian Records e das actividades musicais que à volta da editora de Barcelona se vão desenvolvendo) no ...

Ler mais

Javier Subatin: “Variaciones” (Fundação GDA) (Curtas)

Curtas

Guitarrista e compositor argentino residente em Lisboa, Javier Subatin vai-se gradualmente impondo na cena portuguesa do jazz com uma música que joga com a contrastação do familiar com o estranho. Os elementos rítmicos e harmónicos do jazz surgem no lugar que lhes destinou a história do género e o trabalho ...

Ler mais

LAB

Ricardo Pinheiro / Miguel Amado: “LAB” (AsUR music) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / AsUR music

Nos anos mais recentes tem-se por cá assistido a um processo crescente de exploração de afinidades criativas entre músicos de diferentes territórios estéticos e distintas gerações. Um exemplo dessa saudável realidade é o disco de estreia do projeto LAB, resultado de uma parceria entre dois músicos de sólida reputação na ...

Ler mais

Portrait

João Barradas: “Portrait” (Nischo / Inner Circle Music) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Nischo / Inner Circle Music

De João Barradas já nos habituámos a esperar o melhor. Mas também que cada novo título seu nos ofereça algo que não estava no anterior. É o caso deste “Portrait” e será de esperar que assim seja também esse outro disco com o nome do acordeonista e compositor português que ...

Ler mais

Anticlan: “Close to the Bone” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

Quem ouviu Albatre em disco ou concerto já conhece o nome de Hugo Costa, saxofonista alto português residente em Roterdão, na Holanda. Anticlan é um dos seus projectos “on the side”, partilhado com o guitarrista Josué Amador e com o baterista Philipp Ernsting. No novo “Close to the Bone” encontramos ...

Ler mais

Carlos “Zíngaro” / Ernesto Rodrigues / Guilherme Rodrigues / Hernâni Faustino / José Oliveira: “Pentahedron” (Creative Sources) (Curtas)

Curtas

Foi tardia a inclusão de Carlos “Zíngaro” no catálogo da Creative Sources (tal aconteceu apenas em 2018, como convidado do Lisbon String Trio no álbum “Theia”), e anos depois de ter desaparecido da lista de novas edições da também portuguesa Clean Feed. Eis que o violinista surge agora num registo ...

Ler mais

César Cardoso Ensemble: “Dice of Tenors” (Edição de Autor) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas

Há três formas de entender – ou seja, de tocar – o jazz: uma é de comemoração e reprodução passiva do seu património, outra de busca de novos caminhos e outra ainda de combinação dessas duas perspectivas, pegando no legado histórico do género musical para o converter com recurso a ...

Ler mais

Cadillac Turns

Charles Rumback: “Cadillac Turns” (Astral Spirits) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Astral Spirits

Ao longo dos últimos anos, o baterista e compositor Charles Rumback (n. 1980), oriundo do Kansas mas que chama casa a Chicago, tem vindo a burilar uma abordagem muito característica que nunca se fecha em si mesma, permitindo que as suas construções se orientem segundo diferentes ângulos. Se a componente ...

Ler mais

Brain Drain

Gorilla Mask: “Brain Drain” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

Há discos que começam muito bem e acabam melhor. Este é um deles. Arranca na pirisca com um baixo bem tocado que nos prende à música e nos empurra contra as costas da cadeira desde o primeiro segundo. Para abrir e fechar, linhas de baixo e bateria deslumbrantes, daquelas que ...

Ler mais

Rafael Toral: “Constellation in Still Time” (Room40) (Curtas)

Curtas

Neste seu novo álbum, Rafael Toral retoma uma composição de 1992 que se seguiu a outras da mesma série criadas entre 1987 e 1990, “AER 7”, que ouvimos em disco, numa versão para guitarra, no seu título de estreia, “Sound Mind Sound Body”, de 1994. Na altura, estava no seu ...

Ler mais

Ganymede

Matt Brewer: “Ganymede” (Criss Cross) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Criss Cross

Depois de anos como “sideman” muito requisitado por músicos de relevo como Lee Konitz, Steve Lehman, Vijay Iyer, Greg Osby, David Binney, Terence Blanchard, John Escreet e Gonzalo Rubalcaba, só para citar alguns nomes, o contrabaixista Matt Brewer (n. 1983) revelou-se também um notável compositor e líder dos seus próprios ...

Ler mais

Peter Brotzmann / Heather Leigh: “South Moon Under” (Edição de autor) (Curtas)

Curtas

Este disco é uma raridade. Não porque teve uma edição limitada de 500 exemplares, o que por estes dias é habitual quando se trata de músicas consideradas não-comerciais, ou seja, não propriamente úteis para o sistema económico capitalista vigente, mas porque tem estado apenas à venda nas bancas dos concertos ...

Ler mais