Eurico Costa Trio: “COPAL” (Carimbo …

Eurico Costa Trio: “COPAL” (Carimbo Porta-Jazz) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas

O Carimbo Porta-Jazz teve em 2021 mais um ano riquíssimo em edições, com destaque para os discos de Susana Santos Silva, Coreto, Miguel Ângelo e Vessel Trio. Fechando o pacote de discos de ’21, editado já a meio de dezembro, chega-nos este “COPAL”, gravado por um trio liderado pelo guitarrista Eurico Costa.

Ler mais

Orquestra Jazz de Matosinhos, Rebecca …

Orquestra Jazz de Matosinhos, Rebecca Martin & Larry Grenadier: “After Midnight” (OJM/CARA) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / CARA/OJM

Verdadeira instituição do jazz nacional, a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) está a completar 25 anos de um percurso rico e diversificado. E fá-lo, nomeadamente, através da edição de “After Midnight”, onde à "big band" se juntam a cantora e compositora Rebecca Martin e o contrabaixista e compositor Larry Grenadier, seu marido e habitual parceiro artístico.

Ler mais

L.U.M.E: “Las Californias” (Clean Feed)

L.U.M.E: “Las Californias” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

É impossível não nos curvarmos à passagem de Marco Barroso. A sua coragem e determinação em manter uma big band  - os Lisbon Underground Music Ensemble – em andamento já é, por si só, notável. Acrescente-se que as pautas que ele lhes dá exigem que a orquestra toque com uma …

Ler mais

Tony Bennett & Lady Gaga: …

Tony Bennett & Lady Gaga: “Love For Sale” (Columbia/Interscope) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Columbia / Interscope

Tal como a grande cisma na pop se dá entre Beatles e Rolling Stones, nos crooners a separação acontece entre Sinatra e Bennett. Eu sempre fui dos que alinha na equipa Bennettiana (e que considera Cole Porter o “Greatest of All Time”).

A Lady Gaga não é mais uma Madonna …

Ler mais

Diogo Alexandre Bock Ensemble: “Pipe …

Diogo Alexandre Bock Ensemble: “Pipe Tree” (JACC Records) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas

Gosto dos discos que começam na capa e este “Pipe Tree” é um dos casos em que se pode julgar um disco pela dita: uma montagem alucinada do músico sobre um chão disco sound, com uma girafa fora de proporção, uma savana ao fundo, berlinde metalizado com brilhos de adolescente …

Ler mais

El Gòtic

Alexandre Coelho Quartet: “El Gòtic” (Nischo) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Nischo

A voz corrente costuma dizer que em equipa que ganha não se mexe. Mas até o mundo tem um fim, pelo menos tal como o conhecemos. Depois de ter dado à luz álbuns de boa estirpe como “Saturday” (2015) e “Sunday” (2016) – ambos editados …

Ler mais

Quartet Exquis: “Da Multiplicidade do Vácuo” (Citystream) (Curtas)

Curtas

E eis mais um resultado da crise pandémica em curso. João Madeira, Helena Espvall, AnnaMaria Ignarro e Noel Taylor (dois cordofones, contrabaixo e violoncelo, e dois clarinetes, soprano e baixo) pegaram na metodologia surrealista que ficou conhecida como “cadavre exquis” (e daí o nome do quarteto) …

Ler mais

Numbers Maker

Desertion Trio: “Numbers Maker” (Cuneiform) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Cuneiform

O nome de Nick Millevoi soará familiar sobretudo aos melómanos mais atentos ao catálogo da Shhpuma – selo subsidiário da Clean Feed –, por conta do excelente álbum “Desertion”, de 2016. O trabalho do guitarrista e compositor de Filadélfia, um verdadeiro desconstrutor de géneros (na …

Ler mais

Voltaic Trio: “290421” (Phonogram Unit) (Curtas)

Curtas

O título deste primeiro álbum do trio de Luís Guerreiro, Jorge Nuno e João Valinho remete-nos para a numerologia, uma variante do esoterismo que procura estudar a relação oculta existente entre a matemática, os seres vivos e as forças físicas. Tem um âmbito divinatório que procura …

Ler mais

A Tribo

Coreto: “A Tribo” (Carimbo Porta-Jazz)2 (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Carimbo Porta-Jazz

O Coreto é uma das estrelas mais cintilantes da constelação Porta-Jazz. E o coletivo voltou aos discos com “A Tribo”, na Carimbo, braço editorial da associação cujo trabalho em prol do jazz portuense (e nacional) nunca é demais enaltecer. Liderada pelo saxofonista, flautista e compositor …

Ler mais

Never is Enough

Thumbscrew: “Never is Enough” (Cuneiform) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Cuneiform

Ao sexto álbum, o trio Thumbscrew, não cessa de surpreender. Desconhecíamo-lo, mas a guitarrista Mary Halvorson, o contrabaixista Michael Formanek e o baterista Tomas Fujiwara gravaram em Pittsburgh, no final do verão de 2019, uma espécie de segundo “Ours”/“Theirs”: um disco duplo (ou dois discos …

Ler mais

1975

The Fourth World Quartet: “1975” (Cuneiform) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Cuneiform

Três quartos do The Fourth World Quartet (Benjamin, Laurence e Roger Miller) cresceram em Ann Arbor, Michigan, e despertaram para a vida durante o “verão do amor”, quando os White Panthers – partido político de extrema-esquerda constituído sobretudo por jovens brancos – agitavam a sua …

Ler mais

Unlimited Dreams

João Lencastre’s Communion: “Unlimited Dreams” (Clean Feed) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Clean Feed

A partir do momento em que se dedicou à bateria, João Lencastre tem deixado a sua marca indelével em projetos que cobrem um vasto espetro de géneros musicais, do heavy metal ao reggae, passando pelo rock alternativo e pelo afrobeat, focando-se, a partir de certo …

Ler mais

Wiz: “Wiz” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Wiz é um projecto transnacional partilhado por Iago Fernández (bateria), Wilfried Wilde (guitarra eléctrica) e José Pedro Coelho (saxofone tenor), neste disco com o acrescento do trompetista Óscar Latorre em dois temas. E o que está neste álbum de estreia em equação? Primeiro que tudo, o …

Ler mais

A Tribo

Coreto: “A Tribo” (Carimbo Porta-Jazz) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Carimbo Porta-Jazz

Não sei que conclusões maiores se podem tirar do facto, mas o certo é que Portugal tem gerado uma quantidade de “ensembles” de largo número na área do jazz que, para o tamanho do País e para os seus recursos culturais, não é de todo compreensível. …

Ler mais

Puzzle 3: “D” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Quando muita da música para trio de piano jazz que se publica hoje pelo mundo, e por cá, se caracteriza composicionalmente por uma demasia de ornamentação e de maneirismos detalhísticos que, na sua superficialidade formal, de nada servem à música, antes a escondem, é bom ouvir …

Ler mais

Jesup Wagon

James Brandon Lewis Red Lily Quintet: “Jesup Wagon” (Tao Forms) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Tao Forms

Ao forjar um universo sonoro idiossincrático, no qual interpela a história (e a pré-história) do jazz cruzando-as com a exploração de uma miríade de interesses pessoais, James Brandon Lewis (n. 1983) passou com distinção de promessa a concretizada certeza e é um dos mais estimulantes …

Ler mais

Vessel Trio: “Responde Tu” (Carimbo Porta-Jazz) (Curtas)

Curtas

Cubano e espanhol de origem, respectivamente, Hery Paz e Javier Moreno trocaram as suas estadias em Nova Iorque pelo mais calmo Portugal e aqui vêm marcando gradual presença. Neste disco em trio com o baterista Marcos Cavaleiro, o saxofonista (tenor) e o contrabaixista têm pleno espaço …

Ler mais

André Carvalho: “Lost in Translation” (Outside in Music) (Curtas)

Curtas

A ideia por detrás do novo “Lost in Translation” do contrabaixista e compositor André Carvalho é assaz curiosa, na medida em que, se o tema é a perda de sentido na tradução de uma palavra numa língua em outra, coloca a questão do que seria colocar …

Ler mais

Conversations #2 & #3

Florian Arbenz: “Conversations #2 & #3” (Hammer Recordings) (Críticas Soltas)

Críticas Soltas / Hammer Recordings

Depois de “Conversation #1: Condensed”, número primeiro do ambicioso projecto de 12 momentos do percussionista e compositor Florian Arbenz, já objecto de uma recensão aqui na jazz.pt, debrucemo-nos agora sobre a música do seu sucessor, “Conversations #2 & #3”, álbum que reúne as duas seguintes conversas …

Ler mais