Lado B

Luís Figueiredo: “Lado B” (Sintoma Records)

Sintoma Records

António Branco

Ao terceiro disco – depois da estreia com “Manhã” (2010), em trio, e “Palavra de Mulher” (2012), em parceria com a cantora Sofia Vitória –, Luís Figueiredo (n. 1979, Coimbra) assume-se como uma das vozes mais interessantes do piano no jazz em Portugal.

Em “Lado B” o pianista surge acompanhado por um quarteto/quinteto constituído por nomes relevantes na cena nacional. No contrabaixo está Mário Franco, músico conhecido pela sua abordagem lírica ao instrumento, que aqui desempenha um papel central. Sobre o baterista Alexandre Frazão já quase tudo foi dito: fica mais uma vez patente a sua espantosa capacidade de se adaptar a diversos contextos e de veicular acertadamente diferentes matizes rítmicas.

João Moreira revela-se em excelente forma, deixando, com a sua musicalidade, uma marca indelével em todo o disco. Ricardo Toscano é um dos mais promissores saxofonistas nacionais, em pleno processo de afirmação. Se o formato de trio concedia a Figueiredo uma maior centralidade na construção do edifício musical, aqui ganha, sobretudo, relevo a sua dimensão de compositor.

O CD inicia-se com a placidez de “Looking Out the Window”, marcado pelo piano cristalino e pelo delicadíssimo trabalho de címbalos. A utilização do arco pelo contrabaixista acentua uma certa aura de dramatismo.

De cariz vincadamente “milesiano”, “Slo-Mo” é introduzido por Frazão e conta com o líder inspirado em Fender Rhodes e um aceso diálogo entre Moreira e Toscano. Em “Dear John, Dear Kenny”, Figueiredo parece prestar tributo a duas referências: o pianista John Taylor e o trompetista Kenny Wheeler.

Outro dos momentos mais marcantes é o intenso lirismo de “L’Aventure Commence”, pontuado por uma superior prestação de João Moreira. “Schwinga” swinga que se farta. Excelente a introspetiva leitura de “Silence” (original de Charlie Haden), com Franco e o líder em destaque. Toscano está excelente no mais livre “Plastic Fantastic” e Sofia Vitória canta, e bem, na reprise de “Looking Out the Window” uma letra de sua autoria.

Um disco muito conseguido de alguém cujos passos importa continuar a seguir atentamente no futuro.

  • Lado B

    Lado B (Sintoma Records)

    Luís Figueiredo

    Luís Figueiredo (piano, Fender Rhodes); João Moreira (trompete, fliscórnio); Mário Franco (contrabaixo); Alexandre Frazão (bateria) + Ricardo Toscano (saxofone alto); Sofia Vitória (voz)