TOAP Colectivo Vol. VI

Pavolka / Radley / Graça / Cabaud / Rueckert: “TOAP Colectivo Vol. VI”

Tone of a Pitch

Rui Eduardo Paes

Resultado de uma parceria entre a editora Tone of a Pitch e o festival Guimarães Jazz, neste se apresenta todos os anos um agrupamento constituído pela novíssima vaga de músicos portugueses e de outros países com uma plural dedicação ao jazz. Esses concertos têm sido registados e lançados em disco, assim documentando a importância que tais encontros vêm alcançando. Com o presente, são já seis os títulos da série.

Desta feita, figuras do jazz nacional habitualmente gravadas pela etiqueta de André Fernandes como o pianista Óscar Graça e o contrabaixista Demian Cabaud, o mais portuense dos argentinos, tocam com Akiko Pavolka, Nate Radley e Jochen Rueckert numa fórmula de jazz eléctrico que preza a sofisticação das composições tanto quanto a feição “moody” das tramas colectivas e das improvisações individuais, entre estas se destacando o guitarrista (Radley) e o pianista (Graça).

De forma muito natural, é, no entanto, a vocalista Akiko Pavolka que se destaca na colecção de temas, todos da autoria dos participantes (só Rueckert não participa com uma partitura). Regra geral, dedica-se a um canto sem palavras que ora sublinha as melodias, em pinceladas de cor que funcionam como acabamentos mas têm o senão de ser algo repetitivas em termos de procedimentos, ora adopta (pouco, infelizmente) o papel de um instrumento solista, nas vezes de um saxofone ou de um trompete.

É o seu contributo, aliás, que marca este CD. Pavolka tem uma voz incomum, grave e de tessitura redonda, muito frequentemente denotando a sua origem nipónica. Se esta vertente não é propriamente explorada, tem como efeito um certo exotismo que reforça a impressão de estranheza provocada por algumas soluções composicionais e de execução instrumental – neste último aspecto, atenção a Nate Radley.

Ainda assim, esta é uma obra de audição fácil e descontraída, prazenteira até, não colocando grandes questões estéticas, mas também não caindo demasiado nos habituais estereótipos de muito do jazz que se faz hoje. Para ouvir no final de um dia cansativo de trabalho ou depois de um discurso de Passos Coelho…

  • TOAP Colectivo Vol. VI

    TOAP Colectivo Vol. VI (Tone of a Pitch)

    Pavolka / Radley / Graça / Cabaud / Rueckert

    Akiko Pavolka (voz, Fender Rhodes); Nate Radley (guitarra eléctrica); Óscar Graça (piano, Fender Rhodes); Demian Cabaud (contrabaixo); Jochen Rueckert (bateria)