People’s Historia

Estamos Trio: “People’s Historia” (Relative Pitch)

Relative Pitch

Rui Eduardo Paes

Apesar de ainda não estar nas bocas do mundo (William Parker e Terry Riley é que não se cansam de o elogiar, com o compositor minimalista a apontá-lo como um «true original»), o norte-americano Thollem McDonas é um dos mais cativantes pianistas da actualidade. E este “People’s Historia” constitui uma das criações mais militantes do seu politicamente empenhado trajecto, com a particularidade de não ter sido gravado pelo grupo com que transmite as suas mensagens mais directas, Tsigoti. O que se explica pelo simples facto de que neste também canta, utilizando letras de sua autoria com teor anarquista.

Parte do mais extenso Estamos Ensemble, o Estamos Trio inclui igualmente trabalho vocal, mas este não se preocupa com transmitir sentido – é tão instrumental como os demais. O alcance político do projecto está na sua própria existência: sabendo que há uma vedação a separar os Estados Unidos do México tão vergonhosa quanto foi o muro de Berlim, o propósito de McDonas é reunir músicos dos dois lados da fronteira numa comum causa de aceitação, diálogo e concórdia.

Nesta equação, a cantora Carmina Escobar (que também utiliza electrónica) e o baterista Milo Tamez representam o “outro lado”. Outro lado esse que se revela de forma distintiva: os títulos das peças estão escritos numa das línguas indígenas da América do Sul, o Arawak, e a música nelas contida tem as suas raízes bem enterradas na região.

Não é aquilo a que se chama world jazz o que aqui vem, apesar do esforço metonímico aplicado (escreve Parker nas notas de capa que, neste registo, «cada voz individual é parte de uma mais larga voz cósmica»), mas é com certeza uma música da terra e, logo, do povo. Vanguardista no alcance, mas popular, nesta edição dispensando as versões de autores como Pauline Oliveros, Vinny Golia, Juan Felipe Waller e Jorge Torres Sáenz a que recorria o Ensemble para que se providenciasse um mergulho na composição colectiva instantânea como via de passagem da herança oral dos antigos.

  • People’s Historia

    People’s Historia (Relative Pitch)

    Estamos Trio

    Thollem McDonas (piano); Carmina Escobar (voz, electrónica, field recordings); Milo Tamez (bateria, percussão)