None of Them Would Remember it That Way

Chris Abrahams / Lucio Capece: “None of Them Would Remember it That Way” (Mikroton)

Mikroton

Pedro Chambel

Desde 2009, ano em que gravou com a harpista Claire Cooper, que Chris Abrahams, o teclista do grupo australiano The Necks, tem vindo a colaborar com improvisadores de gerações mais jovens. As gravações que efectuou, entretanto editadas, têm-se revelado bastante surpreendentes, se tivermos em conta a produção musical realizada enquanto membro da célebre formação australiana.

Num dos seus mais interessantes trabalhos tem como cúmplice o saxofonista e clarinetista argentino Lucio Capece. Este tem sobressaído na actual cena da música improvisada pela forma arrojada e radical como utiliza os sopros, com diversas preparações e num registo francamente minimal. É neste contexto, precisamente, que se desenvolve a colaboração entre os dois músicos.

Logo no primeiro tema, o sintetizador DX7 tocado por Abrahams é utilizado como um interruptor que ora debita sons num mesmo registo, ora é silenciado. Entretanto, Capece lança sons contínuos, como se fossem sussurros, no saxofone soprano e no clarinete, utilizando diversas “preparações”.   

Na peça seguinte, a mais longa do disco, a interacção entre os dois músicos revela-se de forma mais complexa, criando texturas ricas e inventivas. Seja pelo prolongar das notas retiradas do sax soprano ou pela aplicação, neste, de técnicas extensivas que o tornam difícil de identificar e pelo trabalho percussivo de Capece. Pelo seu lado, Abrahams cria um estranho, mas fascinante, mundo sonoro, subtil mas rico de materiais inusitados.

É a caixa sruti de Capece que domina na terceira e última faixa do CD, formando “drones” que lentamente se desenvolvem com o acompanhamento da electrónica tocada de forma serena, contida e contemplativa. Sem dúvida, um álbum que contribui para um refrescamento da imagem que temos de Chris Abrahams.

  • None of Them Would Remember it That Way

    None of Them Would Remember it That Way (Mikroton)

    Chris Abrahams / Lucio Capece

    Chris Abrahams (sintetizador DX7); Lucio Capece (saxofone soprano, clarinete baixo, preparações, caixa sruti)