Pictures of Men

Patrick Farmer / David Lacey: “Pictures of Men” (Copy for Your Records)

Copy for Your Records

Pedro Chambel

“Pictures of Men” regista a primeira colaboração em estúdio de dois dos mais interessantes improvisadores britânicos da actualidade. Embora nunca antes tivessem gravado juntos, os dois músicos tiveram um processo análogo na abordagem aos instrumentos que utilizam. Ambos começaram por tocar percussão e depois electrónica, manipulando objectos e microfones, e finalmente passaram a incorporar na sua música gravações de campo.

Esta panóplia de instrumentos, dispositivos e recursos encontra-se presente no seu disco de estreia. Assim, no início, ouvem-se sons captados ao ar livre, mas ao invés das serenas paisagens sonoras transmitidas pelos cada vez mais utilizados “field recordings”, os dois músicos optam por sons agressivos, como o grasnar de patos, grunhidos de porcos e os ruídos produzidos por um conjunto heterogéneo de aves de capoeira. A estridência que nos é transmitida surge acentuada pelo tratamento electrónico efectuado. Mesmo o mar que depois se ouve realça essa alusão a uma natureza agressiva e barulhenta, logo seguida por um comboio em movimento.

Vão-se juntando depois, de forma inicialmente subtil, a electrónica e a percussão, mas para gradualmente ir provocando uma sensação de incomodidade no ouvinte. Neste sentido, os instrumentos são tocados de maneira a assemelharem-se a máquinas repetitivas, e ouvem-se microfones de contacto a “raspar” diversos objectos.

A meio do disco algum descanso é concedido ao ouvinte, com o domínio, apenas temporário, dos dispositivos electrónicos, intervalados pelo emergir de sequências, mais ou menos curtas, de silêncio. Algum tempo depois, os sons previamente introduzidos ressurgem, juntamente com os provenientes das improvisações efectuadas em instrumentos percussão, denotando a excelente capacidade de execução dos músicos. Tudo termina com aviões a percorrerem os céus.

Estamos assim perante um disco que, embora se insira na corrente reducionista, afasta-se resoluta e propositadamente dos habituais sons calmos e discretos que normalmente se associam a esta estética. “Pictures of Men” representa uma interessante síntese entre a música concreta e a música improvisada minimalista. Trata-se de um trabalho singular e bem conseguido que não hesito em recomendar. 

  • Pictures of Men

    Pictures of Men (Copy for Your Records)

    Patrick Farmer / David Lacey

    Patrick Farmer, David Lacey (percussão, objectos, electrónica, field recordings)