Human Encore

Trespass Trio & Joe McPhee: “Human Encore” (Clean Feed)

Clean Feed

Nuno Catarino

Em meados do ano passado, por altura do Jazz ao Centro, o nórdico Trespass Trio teve o privilégio de colaborar, durante três noites seguidas, com o histórico multi-instrumentista americano Joe McPhee. O Salão Brazil foi o palco desses encontros musicais e durante essas sessões ouviu-se uma procura, mas uma procura que facilmente encontrou pontos de contacto e comunicação.

O Trespass Trio é um típico trio de saxofone, no qual se reúnem Martin Küchen, Per Zanussi e Raymond Strid. O terreno natural do trio é o free jazz, sendo que habitualmente o grupo parte de composições base simples para um desenvolvimento enérgico. Küchen já expôs a sua diversidade de ideias através dos grupos Angles (com interessante discografia na Clean Feed) ou Exploding Customer (na Ayler Records). Neste trio é trabalhada uma música mais directa, focada na criatividade dos três instrumentistas e na sua interligação.

A participação de McPhee vem abrir novas janelas. Ora no saxofone (tenor), ora no trompete (de bolso), McPhee consegue rapidamente articular diálogos com o trio e fermentar novas ideias. A ligação com o saxofone de Küchen é a mais natural, mas o entendimento estende-se a todos.

O disco arranca numa toada lenta, com os instrumentos sobrepondo-se de forma graciosa no tema “A Desert on Fire, a Forest” (que se repete, numa versão diferente, como faixa final). Nos temas seguintes o ritmo vai subindo e as composições ficam a ganhar com os contributos vibrantes de McPhee. Há também espaço para improvisações abertas, como é o caso de “Coimbra, mon amour”, que se abre à expansividade instrumental – neste caso o quarteto deixa-se rapidamente levar pelas labaredas intensas do free jazz.

Em “A Diferent Koko”, tema que tem no contrabaixo de Zanussi a âncora num irresistível “walking bass”, viajamos até à vertigem do bebop, mas a evocação de Charlie Parker é propositadamente (e rapidamente) estilhaçada, transformada. A bonança regressa com “In Our Midst”, um regresso a águas mais calmas e a oportunidade para os sopros (tenor de McPhee vs barítono de Küchen) alimentarem uma expressividade mais emotiva. Mantendo o ritmo lento, “Human Encore”, a última peça que o grupo tocou em Coimbra, é mais um diálogo aberto e intenso, a várias vozes.  

O saxofone de Küchen faz-se notar (e bem), a percussão de Strid é precisa, mas é sobretudo a eficiência do contrabaixo de Zanussi que está no centro desta música. Ora no arco, ora no pizzicato, é ali que assenta a estabilidade da formação. O “joker”, claro está, passa pelo talento de Joe McPhee, que acrescenta aquela dose extra de clareza, luz e magia. 

  • Human Encore

    Human Encore (Clean Feed)

    Trespass Trio & Joe McPhee

    Joe McPhee (saxofone tenor, trompete de bolso); Martin Küchen (saxofones alto e barítono); Per Zanussi (contrabaixo); Raymond Strid (bateria)