Floodstage

John Hébert Trio: “Floodstage” (Clean Feed)

Clean Feed

Bernardo Álvares

John Hébert é um dos contrabaixistas mais apreciados da actualidade, tocando regularmente em muitos projectos liderados por alguns dos músicos mais excitantes da sua geração, como Peter Evans, Mary Halvorson, Taylor Ho Bynum e Ingrid Laubrock. Alia o respeito pelos gigantes do passado ao conhecimento dos novos caminhos do jazz, conseguindo uma linguagem própria de destaque em qualquer secção rítmica.

Neste CD, Hébert reúne mais uma vez uma das estrelas do jazz francês, Benoît Delbecq, e um dos mais requisitados bateristas de Nova Iorque, Gerald Cleaver. Ainda assim, e embora a qualidade destes músicos seja inquestionável, “Floodstage” não é especialmente memorável.

O segundo disco deste trio liderado pelo contrabaixista serve, acima de tudo, como um registo da excelência técnica de John Hébert, reunindo composições escritas para um contrabaixo masturbatório. Se ouvir as soluções de acompanhamento de Hébert pode ser um deleite, como um todo os temas carecem de entusiasmo. Excepção feita a “Saints” e “Sinners” (sendo a primeira um solo de piano que serve de introdução à segunda), com a excelência de Delbecq evidenciada num tema equilibrado e com uma linha de piano sempre interessante.

 Em suma, “Floodstage” é um álbum adulto num tempo de democratização do registo discográfico. E não precisa de ser uma grande obra para ficarmos agradados com a existência de mais um registo de músicos tão competentes.

  • Floodstage

    Floodstage (Clean Feed)

    John Hébert Trio

    John Hébert (contrabaixo); Benoît Delbecq (piano, sintetizador analógico); Gerald Cleaver (bateria)