Trios

Carla Bley / Andy Sheppard / Steve Swallow: “Trios” (ECM)

ECM

Nuno Catarino

Reconhecida, sobretudo, pelo trabalho de composição e direcção de grandes “ensembles”, Carla Bley tem também desenvolvido, ao longo do seu grandioso percurso, outra actividade em menor escala, com pequenas formações. A sua parceria com o baixista Steve Swallow já leva várias décadas, estendendo-se do nível pessoal ao musical. A dupla tem ainda colaborado num trio com o saxofonista inglês Andy Sheppard, numa parceria de 20 anos. Este é, contudo, o primeiro registo do trio desde 1995, ano em que foi editado o disco “Songs with Legs”.

Neste álbum os temas de Bley continuam a ter pernas: elegantes, graciosas, que dançam chamando a si todas as luzes, sem qualquer brusquidão que perturbe o ambiente da sala. Este disco corresponde à primeira edição oficial da pianista e compositora na ECM (até agora tinha gravado pela WATT, com distribuição ECM) e inclui cinco composições - todas originais de Bley - que haviam sido previamente gravadas em outros contextos.

A interpretação pelo trio corresponde à elegância típica da música de Carla Bley. O piano é a base em que tudo assenta e, mesmo sem precisar de deslumbrar, a eficácia de Bley enche as peças. O baixo eléctrico de Swallow tem uma presença maior do que é normal, por culpa do som de quase-guitarra-grave, e não se limita a uma simples marcação de ritmo. E a chave passa, sobretudo, pelos saxofones (tenor e soprano) de Sheppard, que acrescenta outras cores e outra luminosidade, sem fugir à matriz essencial da música.

Entre os cinco temas que enchem o disco, três são suites (cada uma constituída por três partes). Um dos momentos mais representativos é a suite que encerra o CD, a belíssima “The Girl Who Cried Champagne”. Ao longo dos seus 15 minutos, o trio condensa as ideias de forma harmoniosa e com tranquilidade. Como só os grandes sabem demonstrar. 

  • Trios

    Trios (ECM)

    Carla Bley / Andy Sheppard / Steve Swallow

    Carla Bley (piano); Andy Sheppard (saxofones tenor e soprano); Steve Swallow (baixo eléctrico)