Twine Forest

Angelica Sanchez / Wadada Leo Smith: “Twine Forest” (Clean Feed)

Clean Feed

Bernardo Álvares

Para este “Twine Forest”, a pianista e compositora Angelica Sanchez convidou o cada vez mais meritório do título de lendário Wadada Leo Smith, que acabou assim da melhor forma um ano de grande produtividade – lembremo-nos do fabuloso “Occupy the World”, que o trompetista gravou também em 2013 com a orquestra TUMO.

O duo é aqui responsável por alguma da música mais sábia editada nos últimos tempos. O jazz é desconstruído e reconstruído sem grande alarme. Demonstrando um enorme respeito pelo mestre Wadada, Sanchez assume, de modo geral, o papel de acompanhante, aplicando às composições (todas de sua autoria), só por si, uma grande profundidade. Sempre com a melhor tradição jazzística nos dedos, a pianista toca com uma maturidade assinalável.

Sobre a, sempre em diálogo, cama musical de Sanchez, Wadada Leo Smith, num misto de inteligência, simplicidade e espontaneidade, explora um universo que extravasa a música afro-americana. Impondo às peçass de Sanchez mais alma que higiene, Wadada afirma-se, uma vez mais, como um dos grandes intérpretes do nosso tempo.

Este conjunto de peças funciona muito bem enquanto audição atenta (a incrível captação permite ouvir os instrumentos com um detalhe assombroso), enquanto (uma versão nada incómoda de) música ambiente, ou enquanto repertório para ser cantado no banho.

Desenquadrado da restante produção discográfica tanto de Wadada Leo Smith como de Angelica Sanchez, este CD vem confirmar o estatuto do primeiro e chama ainda mais a atenção para o cada vez mais consistente trabalho de Sanchez.

  • Twine Forest

    Twine Forest (Clean Feed)

    Angelica Sanchez / Wadada Leo Smith

    Angelica Sanchez (piano); Wadada Leo Smith (trompete)