The Angle Below

John Abercrombie & Peter Brendler : “The Angle Below” (Steeplechase)

Steeplechase

Gonçalo Falcão

Apesar de associarmos o guitarrista John Abercrombie à editora ECM, a verdade é que a maior parte da sua produção discográfica ocorre fora do selo de Manfred Eicher. Neste caso surge em duo – um formato nu, que permite uma audição atenta dos dois músicos – com o jovem contrabaixista americano Peter Brendler. É esta uma das características do guitarrista americano: a sua enorme disponibilidade para experimentar novos projectos musicais.

A primeira audição do disco é muito cativante, mas melhora quando verificamos que resiste a repetidas incursões, atentas ou como fundo. Dez composições originais e um “standard” (“Goodbye”, de Gordon Jenkins) num alinhamento em que se percebe que há um grande equilíbrio de forças e respeito mútuo. Os temas têm muito espaço livre e os dois instrumentos usam-no com parcimónia, ouvindo-se claramente a escrita bem como a beleza do som do contrabaixo e da guitarra.

As melodias são gentis, quase sempre em andamento lento, e respiram através da criatividade dos solos e da perfeição do som dos dois músicos, compensando alguma falta de personalidade das composições – estas não escapam, frequentemente, a uma sensação de “déjà-vu”.

É por isso que o disco funciona tão bem nos dois modos de escuta: por um lado porque a beleza dos sons e o ar livre permitem que sobreviva num ambiente em que não é o centro das atenções, e por outro porque, quando lhe pomos os ouvidos em cima, seguimos admiravelmente o discurso, envoltos na beleza criada sem nunca sentirmos o efeito narcótico que os duos arriscam ter.

  • The Angle Below

    The Angle Below (Steeplechase)

    John Abercrombie & Peter Brendler

    John Abercrombrie (guitarra eléctrica); Peter Brendler (contrabaixo)