Sketches

Bassab: “Sketches” (Eddy Slap Project)

Eddy Slap Project

Gonçalo Falcão

Eddy Slap é um baixista eléctrico português que divide o seu tempo entre a prática e a actividade lectiva e Bassab um dos seus vários projectos musicais, que se consolida agora num segundo disco.

O trabalho do baixista assenta numa linhagem musical que já ouvimos (Steps Ahead, Spyro) e que consiste numa expressão ritmada, derivante do funk, colorida com os mais diversos ambientes. Facilmente associamos a qualidade técnica virtuosa de Eddy Slap a uma linhagem de baixistas (Mark Egan, John Patitucci, Stanley Clark, Victor Wooten, Carles Benavent) detentores de um enorme domínio técnico do instrumento, mas de quem não esperamos música original.

Quase todos os temas são estruturados sobre uma linha de baixo e evoluem a partir desta frase com variações de métricas rítmicas, acelerações e uma série de dispositivos técnicos musicais, muito mais centrados na dificuldade de execução do que na criação de interesse musical.

O disco é como um catálogo em que podemos ouvir todo o potencial expressivo do instrumento, executado com um nível de perfeição admirável, mas nunca consegue passar de apenas isso: um inventário.  A gravação de grande qualidade evoca a pureza digital excessiva que Dave Grusin imprimiu na GRP, dando-nos 11 temas com variados ambientes e várias naturezas nos quais o jazz e a improvisação estão pouco presentes.

Destaque para o tema “Serependity” em duo com Luís Delgado, no vibrafone. O trabalho de Luís Candeias na bateria e de Marco Jung na bateria estão ao nível do de Slap. 

  • Sketches

    Sketches (Eddy Slap Project)

    Bassab

    Eddy Slap (baixo eléctrico); Luís Guerreiro (trompete); Rúben da Luz (trombone); Carla de Carvalho (voz); Aurélien Lino (teclados); DJ M. Mendez (gira-discos, electrónica); Luís Salgado (vibrafone); Paulo Bispo, Hugo Trindade (guitarras eléctricas); Marco Jung (bateria, electrónica); Luís Candeias, André Silva (baterias)