Nigel Coombes & Steve Beresford: “White String’s Attached”(Emanem)
Emanem
Quando estamos perante um disco que foi considerado por Eugene Chadbourne como «demente», sabemos que isto é um caso sério: nestes concertos em duo de violino e piano, gravados em 1979, ouvimos uma ideia completamente nova e arrojada para este formato.
O piano e o violino são instrumentos cujo relacionamento não é o mais fácil, apesar de – em teoria – serem um casal perfeito: a doçura do som de madeira do violino, naturalmente solista, encaixa na perfeição com a capacidade orquestral do piano. O facto de o piano ter uma ambivalência harmónica e melódica permite-lhe dialogar com o violino e ser suporte e companheiro ao mesmo tempo (o que também acarreta uma enorme dificuldade, como constataram Haydn ou Beethoven). Mas o caso aqui é muito diferente... Tudo o que é óbvio num dueto destes não existe... existindo.
Steve Beresford no piano e Nigel Coombes no violino embarcam num jogo de respostas sucessivas extremamente atraente em que a música clássica é enfiada num “passe-vite” e sai formalmente diferente, embora com a mesma matéria-prima. Os instrumentos são abordados pelo lado convencional, mas abrem-se a todo o tipo de experiências, desde a doçura romântica ao gestualismo numa música que parece escrita, tal é a sua capacidade de se manter focada. Sofisticada, exigente, aproxima-se do que ouviríamos se um bom compositor contemporâneo resolvesse escrever para esta instrumentação. Um disco fantástico.
-
White String’s Attached (Emanem)
Nigel Coombes / Steve Beresford
Nigel Coombes (violino); Steve Beresford (piano vertical, piano vertical de brinquedo, apitos, percussão)