Avignon and After Volume 2

Steve Lacy: “Avignon and After Volume 2”(Emanem)

Emanem

Gonçalo Falcão

Este é o segundo disco editado pela Emanem com registos de concertos a solo de Steve Lacy nos anos 1970. O primeiro saiu em 2012 e apresentou uma selecção de momentos das actuações do saxofonista soprano em Avignon no ano de 1972, com a estreia de peças que depois incorporariam o seu repertório, como “The New Duck”, “The Breath”, “Name”, “Cloudy” e outras.

As gravações de Avignon foram inicialmente editadas em LP e, na sua transposição para CD (Emanem 301), o responsável da Emanem, Martin Davidson, adicionou várias peças de outros concertos do mesmo período - algumas autênticas raridades -, de forma a construir uma perspectiva completa do trabalho do músico nesta altura. Este segundo volume fecha esse ciclo.

“Avignon and After” amplia o projecto inicial e começa de forma monumental com três versões de temas de Strayhorn (“Johnny Come Lately”, “Lush Life” e “UMMG”), do mesmo concerto em 1972, e versões de “Moms”, “Pops” e “The Dumps”, tocadas no mesmo local em 1974. De um concerto de 1975, em Paris, Davidson escolheu “Slabs” (a única gravação que se conhece deste) e mais dois outros temas. Edmonton, em 1976, contribui com mais duas canções e Colónia com uma para fechar o disco, apesar de a qualidade da gravação não ser brilhante nestes três últimos casos.

O disco ouve-se com um prazer enorme, mesmo para os menos habituados a Lacy. Estes concertos dos anos 70 conseguem um enorme equilíbrio entre a abstracção e a doçura. O som do sax de Lacy está definido, bem como a sua forma de solar. A música é entregue sem a preocupação de criar um contínuo, como se a ouvíssemos na cabeça e o nosso cérebro completasse os bocados que Lacy não toca. Ficamos com a voz dos temas e o resto fica por nossa conta, o que nos abre espaços na audição e nos envolve na construção da música. Lacy no seu melhor.

  • Avignon and After Volume 2

    Avignon and After Volume 2 (Emanem)

    Steve Lacy

    Steve Lacy (saxofone soprano)