Waiting on You to Grow

Kris Davis Trio: “Waiting on You to Grow” (Clean Feed)

Clean Feed

Nuno Catarino

Kris Davis é uma pianista discreta que domina todos os recursos e ferramentas, utilizando-os inteligentemente, com moderação e sem espalhafato. Vem desenvolvendo um percurso curioso, trabalhando diferentes formatos em frentes distintas. Além dos seus discos a solo, há que destacar o recente “Capricorn Climber” (gravado em quinteto) e esse outro trio que é o grupo Paradoxical Frog, com Ingrid Laubrock (saxofone) e Tyshawn Sorey (bateria).

Neste novo álbum, Kris Davis regressa ao trio clássico de piano, na companhia de John Hébert no contrabaixo e Tom Rainey na bateria. Este é já o segundo disco do projecto, depois de ter editado o primeiro, “Good Citizen”, pela “label” espanhola Fresh Sound em 2010. Dois dos mais requisitados “sidemen” da cena americana, Hébert e Rainey acrescentam aqui a sua segurança e a sua criatividade. Ao piano, Davis combina a matriz jazz com referências clássicas, mantendo a porta aberta à improvisação.

A composição e a gravação desta obra decorreram no período em que se encontrava grávida do seu primeiro filho, pelo que esta música representa um lado mais pessoal da sua actividade (factor esse que está desde logo expresso no título do álbum, “Waiting for You to Grow”). Apesar dessa premissa, a música não se afasta muito dos elementos que caracterizam habitualmente a música de Davis.

O CD arranca numa toada pontilhístico-monkiana, depois abranda o ritmo e termina num interessante “midtempo” com diversos ambientes, designado por “Whirly Swirly”. O tema-título “Waiting for You to Grow” é aquele em que a pianista consegue expressar sentimento de forma mais clara: assente numa pensada lentidão, primeiro dando autonomia a Hébert e depois assumindo a intensidade melódica, a melodia é sublinhada pelo arco do contrabaixo, por cima das escovas de Rainey.

Com “Berio”, terceiro tema (atenção ao apontamento referencial do título), a música arranca de forma lenta, para depois evoluir para um terreno “cerebral”. Este termo é, aliás, frequentemente associado à pianista, e não sem razão. A sua música é quase sempre articulada de forma complexa, evitando caminhos fáceis ou directos. Este disco não é excepção.

  • Waiting on You to Grow

    Waiting on You to Grow (Clean Feed)

    Kris Davis Trio

    Kris Davis (piano); John Hébert (contrabaixo); Tom Rainey (bateria)

Agenda

24 Março

Margaux Oswald

Cossoul - Lisboa

24 Março

The Comet Is Coming

Lisboa Ao Vivo - Lisboa

24 Março

Alessio Vellotti Group

Cascais Jazz Club - Cascais

24 Março

Blind Dates

Porta-Jazz - Porto

24 Março

João Espadinha

Auditório ESPAM - Vila Nova de Santo André

24 Março

Escola de Jazz do Porto

Centro de Cultura e Congressos da SRNOM - Porto

24 Março

Miguel Ângelo Quarteto

Maison826 - Pedro Remy - Braga

24 Março

Alex Zhang Hungtai, Pedro Sousa e Gabriel Ferrandini

Sala 6 - Barreiro

24 Março

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

25 Março

Duke Ellington’s Songbook

Sunset Jazz - Café 02 - Vila Nova de Santo André

Ver mais