Nightshades

Matt Bauder and Day in Pictures: “Nightshades” (Clean Feed)

Clean Feed

Bernardo Álvares

Este segundo álbum dos Day in Pictures (que da formação original apenas se substituiu a pianista Angelica Sanchez por Kris Davis) de Matt Bauder é, em termos gerais, um tributo ao “som Blue Note”.

Bauder talvez seja mais conhecido pelo seu trio Memorize the Sky, que alia linguagens “avant-garde” e jazz com um quase-rock, um som bastante diferente destes Day in Pictures. Nota-se facilmente que este jazz com muitas características tradicionais está a ser feito por músicos que dominam as expressões jazzísticas contemporâneas e essa é, talvez, uma das particulares mais interessantes de “Nightshades”.

São muito interessantes as soluções pianísticas que Kris Davis encontra para tornar mais atraentes passagens que, de outra forma, cairiam na banalidade. A restante secção rítmica (Jason Ajemin no contrabaixo e Tomas Fujiwara na bateria) marca pela eficiência e Nate Wooley, a completar a formação, faz a magia que tem habituado com o seu trompete, oferecendo-nos um lindo solo no tema “Rule of Thirds”

No entanto, e embora estejam reunidos neste disco alguns dos músicos mais criativos e competentes dos nossos dias, as composições cortam recorrentemente o que de especial está a acontecer na música. As ideias esgotam-se rapidamente sobre si mesmas, com os fraseados “mais improvisados” a saírem sem qualquer direcção e os momentos e referências mais convencionais a perderem-se na procura de um “cool” anacrónico com carência de genuinidade.

Mas nem só de referências clássicas à editora Blue Note é feito este disco. Na primeira faixa, arrancam com “Octavia Minor”, aquela que é talvez a peça mais bem conseguida desta selecção, a lembrar o ethio-jazz de Mulatu Astatke e da série “Ethiopiques”. Em “August and Counting” é também possível ouvir ecos de um Pharoah Sanders de outros tempos.

Em suma, este é um álbum cheio de boas ideias, mas que peca numa concretização pouco autêntica, com os músicos a não acreditarem na sua música tanto quanto poderiam.

  • Nightshades

    Nightshades (Clean Feed)

    Matt Bauder and Day in Pictures

    Matt Bauder (saxofone tenor); Nate Wooley (trompete); Kris Davis (piano);Jason Ajemian (contrabaixo); Tomas Fujiwara (bateria)

Agenda

24 Março

Margaux Oswald

Cossoul - Lisboa

24 Março

The Comet Is Coming

Lisboa Ao Vivo - Lisboa

24 Março

Alessio Vellotti Group

Cascais Jazz Club - Cascais

24 Março

Blind Dates

Porta-Jazz - Porto

24 Março

João Espadinha

Auditório ESPAM - Vila Nova de Santo André

24 Março

Escola de Jazz do Porto

Centro de Cultura e Congressos da SRNOM - Porto

24 Março

Miguel Ângelo Quarteto

Maison826 - Pedro Remy - Braga

24 Março

Alex Zhang Hungtai, Pedro Sousa e Gabriel Ferrandini

Sala 6 - Barreiro

24 Março

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

25 Março

Duke Ellington’s Songbook

Sunset Jazz - Café 02 - Vila Nova de Santo André

Ver mais