Rodrigo Amado Wire Quartet

Rodrigo Amado Wire Quartet: “Rodrigo Amado Wire Quartet” (Clean Feed)

Clean Feed

Bernardo Álvares

Num ano particularmente feliz para Rodrigo Amado, sai agora mais uma edição. O “Wire” deste Wire Quartet tanto remete para “arame” como para “escuta telefónica”, naquilo que poderá ser uma referência à série de David Simon, “The Wire”. Esse é, aliás, o ponto de vista mais entusiasmante para se ouvir este CD homónimo. O universo musical criado pode levar a imaginar um cenário de polícias e traficantes de droga, política e corrupção. Mas nem o facto de existir um conceito/imaginário associado é suficiente para trazer mais um quê de energia a este disco.

Gravado em Janeiro de 2011, naquela que muito provavelmente foi uma sessão de improviso da qual se aproveitaram os melhores “takes”, este registo carece da energia das actuações ao vivo e parece desvendar um certo cansaço ou preguiça em estúdio, como se de um ensaio se tratasse e não de uma gravação. Mas mesmo como “registo de ensaio de uma ‘jam band’” o CD merece alguma atenção.

A acompanhar Rodrigo Amado estão Gabriel Ferrandini, Hernâni Faustino e Manuel Mota. O primeiro é, talvez, o colaborador mais regular de Amado, servindo como extensão percussiva do saxofonista. Faustino mostra-se outra excelente escolha neste contexto. Em grande forma, adopta uma postura muito diferente da de Miguel Mira, “baixista” (em violoncelo) de Amado no Motion Trio: tem uma presença particularmente interessante a explorar padrões mais repetitivo-psicadélicos e nenhum medo de deixar o contrabaixo respirar.

Ao contrário de Faustino e Ferrandini, Manuel Mota revela-se uma opção estranha no alinhamento. Apesar de ser um dos mais reconhecidos e interessantes guitarristas portugueses, com uma linguagem muito própria, nesta formação parece demasiado esforçado em acompanhar o trio sem condicionar essa mesma linguagem, o que resulta numa prestação pouco satisfatória.

Não sendo o seu melhor CD, ou sequer o seu melhor do ano, Rodrigo Amado consegue ainda assim criar um ambiente jazz característico, com a sua aura sonora carismática a dirigir este Wire Quartet.

  • Rodrigo Amado Wire Quartet

    Rodrigo Amado Wire Quartet (Clean Feed)

    Rodrigo Amado Wire Quartet

    Rodrigo Amado (saxofone tenor); Manuel Mota (guitarra eléctrica); Hernâni Faustino (contrabaixo); Gabriel Ferrandini (bateria)