North and the Red Stream

Red Trio & Mattias Stahl: “North and the Red Stream” (NoBusiness)

NoBusiness Records

Rui Eduardo Paes

É triste que músicos falem assim de músicos, mas o ressabiamento já se tornou habitual. O Red Trio obteve um invulgar sucesso fora de Portugal, e isso tocando uma música improvisada de matriz jazz. Em reacção, alguns músicos de jazz nacionais que não são ouvidos no estrangeiro e apenas têm o reconhecimento do seu mais próximo círculo de amigos vêm, volta e meia, a terreiro bradar que Rodrigo Pinheiro, Hernâni Faustino e Gabriel Ferrandini não sabem tocar.

Repare-se que o argumento já não é o de que não tocam jazz, que era o que habitualmente acontecia quando alguém se atrevia a desviar-se da norma –vão mais longe e insultam a qualidade , a capacidade, o juízo do grupo.

A mesma qualidade que tem merecido o rasgado elogio dos mais importantes críticos do mundo e que tem levado o Red Trio a ser frequentemente convidado a actuar em palcos internacionais com convidados com a craveira de John Butcher, Jason Stein e outros. Estou curioso em saber o que dirão agora esses frustrados músicos se ouvirem – porque o mais provável é que nunca tenham escutado com atenção as edições anteriores – este “North and the Red Stream”, com os portugueses a terem, desta vez, a colaboração do vibrafonista Mattias Stahl, que já por cá esteve num duo com Sten Sandell. Ser-lhes-á possível contestar o brilhantismo, a excelência, deste disco sem que percam totalmente a credibilidade?

Pois, é que está aqui, ainda quente das máquinas, o melhor álbum que o projecto já lançou. A música tem tudo o que precisa para nos entusiasmar: ora é detalhística e introspectiva, ora ganha intensidade e voo, que é o que se pede à improvisação que providencie. Ou vão continuar os velhos do Restelo com as tontices da «ditadura do free jazz» e com o argumento de que o único free respeitável é o harmolódico, sendo tudo o resto «cada um a tocar para o seu lado»? Quando a inveja se soma à ignorância, à estupidez e à má-fé, sofrem os ouvidos.

  • North and the Red Stream

    North and the Red Stream (NoBusiness Records)

    Red Trio & Mattias Stahl

    Rodrigo Pinheiro (piano); Hernâni Faustino (contrabaixo); Gabriel Ferrandini (bateria) + Mattias Stahl (vibrafone)