Balance

Joe Morris Quartet: “Balance” (Clean Feed)

Clean Feed

Nuno Catarino

O novo “Balance” marca o regresso de Joe Morris ao seu quarteto dos anos 1990. A guitarra de Morris volta a contar com a companhia de Mat Maneri na viola, Chris Lightcap no contrabaixo e Gerald Cleaver na bateria. O prolongado tempo de hibernação não se faz notar e, com toda a naturalidade, a elevada qualidade dos instrumentistas acaba por encontrar paralelo na dimensão colectiva da música. Segundo Morris escreve nas “liner notes” que para estúdio levou apenas algumas ideias melódicas para a sua guitarra, deixando os seus parceiros a improvisar sem qualquer referência. A verdade é que o quarteto cedo revela uma magnífica união, sem necessidade de material escrito para encontrar a orientação comum.

Morris tem um raro som aveludado, como que vindo de outra época, mas encaixando-se na perfeição em qualquer ambiente, e até em música completamente aberta. A viola de Mat Maneri confirma tudo o que se disse sobre este ao longo das últimas duas décadas. Chris Lightcap é, sem dúvida, um dos grandes deste século. Além de inúmeras colaborações, editou o óptimo “Deluxe” na “nossa” Clean Feed. A bateria de Gerald Cleaver é capaz de uma versatilidade rítmica sem limites.

A secção rítmica não se mostra apenas sólida como também inventiva, lançando faíscas a todo o momento. Morris encontra em Maneri um companheiro à altura, fervilhante de ideias, numa parceria que emana fulgor. Entre estes quatro músicos - Morris, Maneri, Lightcap e Cleaver - a comunicação é permanente. Assistimos a um diálogo constante que faz a música evoluir de forma consistente, sem choques, com toda a segurança.

Uma das faixas mais interessantes (e algo atípica no alinhamento) é a terceira, “Trust”. Neste tema lento a percussão de Cleaver fica-se pelas vassouras, o contrabaixo de Lightcap é um eixo central (primeiro no arco, depois na pulsão como motor), a viola de Maneri deixa-se levar pela imaginação e a guitarra de Morris contrapõe notas sóbrias. Bem fez Morris ao ressuscitar este quarteto de boa memória. Desmentindo a ideia popular, nunca é tarde para se voltar aos locais onde já se foi feliz.

  • Balance

    Balance (Clean Feed)

    Joe Morris Quartet

    Joe Morris (guitarra eléctrica); Mat Maneri (viola); Chris Lightcap (contrabaixo); Gerald Cleaver (bateria)

Agenda

24 Março

Margaux Oswald

Cossoul - Lisboa

24 Março

The Comet Is Coming

Lisboa Ao Vivo - Lisboa

24 Março

Alessio Vellotti Group

Cascais Jazz Club - Cascais

24 Março

Blind Dates

Porta-Jazz - Porto

24 Março

João Espadinha

Auditório ESPAM - Vila Nova de Santo André

24 Março

Escola de Jazz do Porto

Centro de Cultura e Congressos da SRNOM - Porto

24 Março

Miguel Ângelo Quarteto

Maison826 - Pedro Remy - Braga

24 Março

Alex Zhang Hungtai, Pedro Sousa e Gabriel Ferrandini

Sala 6 - Barreiro

24 Março

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

25 Março

Duke Ellington’s Songbook

Sunset Jazz - Café 02 - Vila Nova de Santo André

Ver mais