Ao vivo no Brasil

Jazz na Fábrica

Ao vivo no Brasil

Selo Sesc

texto Fabricio Vieira

O mais importante festival de jazz do Brasil, Jazz na Fábrica, fundou a sua própria editora discográfica. Os dois primeiros títulos são de Roscoe Mitchell (foto acima) e Anthony Braxton – o correspondente da jazz.pt em S. Paulo, Fabricio Vieira, dá-nos conta do que ouviu…

Mais abrangente e relevante festival de jazz realizado no Brasil atualmente, o Jazz na Fábrica deu início a uma série de CDs trazendo registros feitos durante o evento. Criado em 2011, o Jazz na Fábrica já teve cinco edições, sempre realizadas no Sesc Pompeia, em São Paulo, normalmente no mês de agosto. Tentando abarcar as várias faces do universo jazzístico, tem dado destacado espaço às linhagens mais experimentais (free jazz, free improvisation...). E os dois primeiros álbuns editados trazem exatamente nomes fundamentais dessa seara: Anthony Braxton e Roscoe Mitchell.

Os concertos registrados nos dois discos agora lançados foram captados nas edições de 2013 e 2014 do festival. O primeiro título, “Sustain and Run”, traz concerto solista de Roscoe Mitchell, que se apresentou nos dias 22 e 23 de agosto de 2013 no Teatro do Sesc Pompeia. O álbum traz quatro temas, selecionados pelo próprio Mitchell a partir do repertório exibido nas duas noites. A seleção mostra Mitchell apenas aos saxes soprano e sopranino. Nos concertos, ele tocou outros instrumentos, mas para o disco optou por escolher apenas as peças em que explorou as esferas mais agudas da família dos saxofones, o que ajuda a trazer uma maior unidade ao registro, que totaliza quase 60 minutos de música. A variação de intensidade dos quatros temas é grande, indo da explosiva faixa-título, que abre o álbum com o músico ao sax sopranino, à mais contemplativa “Conversations from Stage Right”, que conduz o ouvinte por 24 minutos de improvisação de caráter exploratório, que cresce progressivamente em intensidade.

Quem acompanha a obra de Mitchell já teve a oportunidade de ouvi-lo em formato solista em diferentes momentos. O instrumentista editou seu primeiro álbum focado apenas no saxofone (“Solo Saxophone Concerts”) há cerca de quatro décadas, voltando ao formato em diferentes discos, além dos incontáveis concertos solistas que realizou em sua carreira. Este novo álbum – editado por ora apenas no Brasil – vem ampliar a oferta dessa importante faceta da música criada por Mitchell. 

Cortina de diamantes

Anthony Braxton e Ingrid Laubrock 

O outro álbum lançado é dedicado às apresentações feitas pelo quarteto de Anthony Braxton, que tocou acompanhado de Mary Halvorson, Taylor Ho Bynum e Ingrid Laubrock. O quarteto se apresentou nos dias 7 e 8 de agosto de 2014, no mesmo Teatro do Sesc Pompeia. Duplo, o álbum oferece cada um dos concertos em um disco, com mais de duas horas de música no total. Braxton apresentou nos shows dois conjuntos de composições. Na primeira noite, que está no CD 1, temos “Composition No.366d (+214, 366e, 366f, 366g)”; no dia seguinte (CD2), foi executado “Composition No.367b (+70, 364g, 365a, 366b)”. Aqui Braxton conduz seu projeto “Diamond Curtain Wall Music”, em que suas composições – sempre abertas generosamente à improvisação – se desenvolvem em meio à interação dos instrumentistas com o aparato eletrônico manipulado ao vivo. Além dos três saxes que toca, Braxton cria uma série de fragmentos eletrônicos que, discretamente presentes, se integram perfeitamente ao som do quarteto, ajudando a guiar o desenvolvimento das composições.

À frente de cada instrumentista, há ainda partituras com notações gráficas e desenhos coloridos que ajudam a dar as diretrizes dessa particular música. Apesar de as formações e os instrumentistas que têm executado as peças que fazem parte do “Diamond Curtain Wall Music” nos últimos anos não serem sempre os mesmos, o fato de Halvorson, Bynum e Laubrock já terem trabalhado em outros contextos juntos (e ao lado de Braxton) faz com que a interação aqui exibida seja plena. Ao ouvi-los em ação, parece que formam um grupo fixo que toca junto há muito tempo, o que apenas amplia a força da música apresentada.  

  • Sustain and Run

    Sustain and Run (Selo Sesc)

    Roscoe Mitchell

    Roscoe Mitchell (saxofones soprano e sopranino)

  • Anthony Braxton Quartet

    Anthony Braxton Quartet (Selo Sesc)

    Anthony Braxton

    Anthony Braxton (saxofones alto, soprano e sopranino, eletrônica); Mary Halvorson (guitarra elétrica); Taylor Ho Bynum (corneta, fliscórnio); Ingrid Laubrock (saxofones tenor e soprano)