Malagasy Roots

Tahina Rahary: “Malagasy Roots” (edição de autor)

Edição de autor

Nuno Marinho

O álbum “Malagasy Roots” de Tahina Rahary é marcado por uma fluidez e uma naturalidade rítmica desconcertantes, combinadas com uma multiplicidade tímbrica e uma plasticidade melódica sem igual. A guitarra, o saxofone tenor e a voz estão em perfeita sintonia ao longo do tema de abertura. Aqui o contraponto rítmico do piano e do contrabaixo mostra-se em evidência no solo consistente de guitarra que abre a porta para a entrada mais musculada do saxofone.

A voz melodiosa de Nirina Leão no tema “Outros 5 Dias” tem a capacidade de nos embalar, sobrevoando a métrica 5/4 de forma extremamente natural. Aqui, o contraponto surge com a resposta da voz de Sha Rakotofiringa, que adensa a textura cromática da paleta sonora das composições de Tahina.

“More From Madagascar” é o tema mais “jazzístico” do álbum. O guitarrista e o saxofone de João Capinha estabelecem um diálogo recheado de perguntas e respostas. A chegada aos solos é antecedida de um pedal reminiscente da estética “groovy” de Joshua Redman, desvelando um “swing feel” cativante. De sublinhar a excelente teia harmónica sustentada ao piano por Paulo Ricardo, que também se desdobra no apoio melódico durante o tema.

O timbre subtil da guitarra de cordas de nylon de Tahina dá lugar a um solo eléctrico frenético em ”Ny Lalana Moody”. Os recursos técnicos deste guitarrista singular no panorama musical português são aqui explorados de forma muito apelativa.

Em “Atmospheric Lightening” o timbre “phase/chorus” da guitarra de Tahina e a sonoridade repleta de “reverb” revelam um tema espacial surpreendente. Harmonicamente mais simples e ritmicamente mais directo, permite um maior destaque ao diálogo da guitarra solo com a bateria extremamente cativante de David Canhoto.

Este trabalho representa valor acrescido na música portuguesa. Nunca antes havia sido feita tão forte mistura de culturas, ritmos e estéticas de Madagáscar com o jazz e a música improvisada. Uma proposta de extremo valor e riqueza, sobretudo por conseguir apresentar temas rítmicos e harmónicos extremamente exigentes mas tão fáceis de ouvir.

  • Malagasy Roots

    Malagasy Roots (Edição de autor)

    Tahina Rahary

    Tahina Rahary (guitarra); Paulo R. (piano, sintetizador, voz); João Capinha (saxofone tenor, ewi); Miguel Menezes (contrabaixo, voz); Marcos Alves (bateria) + Eddy Rabeson (baixo eléctrico, # 1); David Canhoto (bateria, # 5); Sha Rakotofiringa (voz, # 2, 4); Nirina Leão (voz, # 2)