Roberto Miranda’s Home Music Ensemble: “Live at Bing Theatre, Los Angeles, 1985” (Dark Tree)

Rui Eduardo Paes

Talvez o nome de Roberto Miranda não diga muito aos ouvintes portugueses. Trata-se, no entanto, de uma figura histórica da cena do free jazz que se desenvolveu nas décadas de 1970 e 80 na parte Sul de Los Angeles, uma cena em que a música era um acto comunitário e emancipatório em íntima comunhão com as populações afro-americana e latina daquela cidade, a mesma das revoltas de 1992, e que se exponenciou em redor de projectos como a Pan African Peoples Arkestra ou a Union of God’s Musicians and Artists Ascension. Mas quem nos está a ler conhecerá, com certeza, alguns dos intervenientes deste Home Music Ensemble: Horace Tapscott, figura chave dessa mesma cena musical e do activismo que a acompanhou, e os grandes Bobby Bradford, John Carter e James Newton.

Gravada ao vivo em 1985, a música que vem nesta edição inédita é bem o exemplo de um jazz de dimensão social e política que tem tanto de pan-africanismo, numa abordagem distinta (mas paralela à da) da da AACM de Chicago, quanto se torna bastante elucidativa relativamente à absorção da influência africana na cultura sul-americana que floresceu nos Estados Unidos. A presença da percussão afro-latina nos temas é esmagadora, com timbales, congas, bongos e outros recursos rítmicos a darem chama a tudo o que acontece, mas o que mais nos entusiasma na audição deste disco é o modo como os solos dos instrumentos de sopro (aos referidos acima acrescente-se o nome do saxofonista, e clarinetista baixo, Thom David Mason) se entrecruzam, ora convergindo, ora divergindo, sem cerimónias, livremente, mantendo-nos de bicos dos pés enquanto os vamos ouvindo. Para quem quiser saber mais sobre o que neste CD está inscrito para a posteridade foi simultaneamente publicado o livro “The Music Finds a Way”, com o subtítulo “A PAPA/UGMA Oral History of Growing Up in Postwar South Central Los Angeles”, da autoria de Steven L. Isoardi. Imprescindível para conhecer uma cativante corrente do free jazz que, inexplicavelmente, teve menos projecção internacional do que a da Cidade do Vento.

Agenda

24 Março

Margaux Oswald

Cossoul - Lisboa

24 Março

The Comet Is Coming

Lisboa Ao Vivo - Lisboa

24 Março

Alessio Vellotti Group

Cascais Jazz Club - Cascais

24 Março

Blind Dates

Porta-Jazz - Porto

24 Março

João Espadinha

Auditório ESPAM - Vila Nova de Santo André

24 Março

Escola de Jazz do Porto

Centro de Cultura e Congressos da SRNOM - Porto

24 Março

Miguel Ângelo Quarteto

Maison826 - Pedro Remy - Braga

24 Março

Alex Zhang Hungtai, Pedro Sousa e Gabriel Ferrandini

Sala 6 - Barreiro

24 Março

Júlio Resende

Fábrica Braço de Prata - Lisboa

25 Março

Duke Ellington’s Songbook

Sunset Jazz - Café 02 - Vila Nova de Santo André

Ver mais