Numbers Maker

Desertion Trio: “Numbers Maker” (Cuneiform)

Cuneiform

António Branco

O nome de Nick Millevoi soará familiar sobretudo aos melómanos mais atentos ao catálogo da Shhpuma – selo subsidiário da Clean Feed –, por conta do excelente álbum “Desertion”, de 2016. O trabalho do guitarrista e compositor de Filadélfia, um verdadeiro desconstrutor de géneros (na esteira zorniana), já então se expandira em múltiplas direções, desde os esforços a solo, os duos com Toshimaru Nakamura e Weasel Walter, o trio Many Arms, Chris Forsyth & The Solar Motel Band, entre outras.

Contudo, pouco do que fizera antes antecipou as atmosferas cinemáticas e influenciadas pelo “western-spaghetti” esquizofrénico do quarteto Desertion, com o pianista e organista Jamie Saft, o baixista Johnny DeBlase (também dos Many Arms, Zevious e Sabbath Assembly) e o baterista Ches Smith (Secret Chiefs 3, Xiu Xiu, These Arches, Tim Berne). Seguiram-se “Midtown Tilt” (2018) e “Twilight Time” (2019), ambos já com Kevin Shea (Talibam!, Mostly Other People Do The Killing) sentado à bateria.

Apesar de o núcleo duro ter sido sempre um trio (no fundo um 2+1, dada a estreita ligação entre Millevoi e DeBlase), a presença de convidados é uma constante – para além de Saft, o teclista Ron Stabinsky, o trombonista Dan Blacksberg, a violinista June Bender ou a cantora Tara Middleton. “Numbers Maker”, editado pela Cuneiform, é o primeiro registo exclusivamente assente na geometria pitagórica, agora com Jason Nazary (Anteloper, Bloor, Clebs, Little Women) sentado à bateria.

Para celebrar o espírito de um “power-trio” na sua expressão plena, “Numbers Maker” foi registado ao vivo perante público no estúdio Firehouse 12 – meticulosamente instalado no rés-do-chão de um antigo quartel de bombeiros (também sala de concertos e sede da editora homónima) – em New Haven, Connecticut. O resultado que escutamos, sem recurso a “overdubs” ou a “takes” alternativos, capta a energia e a urgência das improvisações em tempo real, escapando a artificialismos e embelezamentos espúrios. Momento fixado, sem mais.

Logo às primeiras notas de “Albion”, o tema de abertura, percebe-se que, não obstante haja elementos invariantes (as explorações sónicas, as distorções, a propulsão), o grupo está a tergiversar esteticamente, vislumbrando-se um negrume que não foi habitual até aqui. As deambulações do guitarrista remetem a dado passo para algum do surf rock mais oblíquo da década de 1960, suportado por uma dupla rítmica em efervescência.

O “groove” arrastado de “Powers”, instilando alta voltagem num motivo de travo “bluesy”, lembra certas passagens construídas em “Midtown Tilt”. O centro de gravidade do álbum parece, contudo, ser “Buist”, fornalha alimentada pelo psicadelismo intenso cortesia do “wha-wha” de Millevoi e pelo vigor tonitruante de DeBlase e Nazary, como que agregando influências de Hendrix, Funkadelic e do lado mais obscuro dos grupos elétricos de Miles Davis. A leitura de “Taboo”, clássico de Margarita Lecuona que Millevoi já havia interpelado em “Twilight Time”, é o momento mais melódico da jornada, embora fuja com mérito aos lugares-comuns para que facilmente poderia ter resvalado.

Desafiando rótulos e purismos, a peça-título (resgatada de “Midtown Tilt”), sintetiza a essência do álbum, no seu paisagismo eletricamente carregado em constante metamorfose.

  • Numbers Maker

    Numbers Maker (Cuneiform)

    Desertion Trio

    Nick Millevoi (guitarra elétrica); Johnny DeBlase (baixo elétrico); Jason Nazary (bateria)

Agenda

08 Dezembro

Akiko Pavolka Band

Café Dias - Lisboa

08 Dezembro

Qiyan

Ermo do Caos - Porto

08 Dezembro

João Almeida e Yaw Tembe

SMUP - Parede

08 Dezembro

Rodrigo Amado, Samuel Gapp, Hernâni Faustino e João Lencastre

Cossoul - Lisboa

08 Dezembro

Pedro Nobre Quintet “Living Tides”

Hot Clube de Portugal - Lisboa

09 Dezembro

André Hencleeday

Água Ardente - Lisboa

09 Dezembro

Daniel Bernardes “Vignette”

Auditório de Espinho - Espinho

09 Dezembro

Akiko Pavolka Band

Maison826 - Pedro Remy - Braga

09 Dezembro

Thollem McDonas e Alvaro Rosso

Salão Brazil - Coimbra

09 Dezembro

Pedro Nobre Quintet “Living Tides”

Hot Clube de Portugal - Lisboa

Ver mais